VEJA RIO: CALOUROS CONHECEM A REALIDADE DO CAMPUS
Veja Rio: Estudantes retornam ao ensino presencial
DIA DA ESCOLA: ANDREA RAMAL FALA SOBRE OS DESAFIOS DA PANDEMIA
Esse texto tem como propósito sublinhar as principais dificuldades encontradas por professores e demais profissionais da educação no retorno às aulas presenciais após dois anos de pandemia. Além disso, pretende assinalar as principais ferramentas pedagógicas para mitigar os estragos causados à educação pela covid-19.
JORNAL NACIONAL: ANDREA RAMAL FALA SOBRE O RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS
Neste artigo a educadora Andrea Ramal discute sobre o retorno às aulas presenciais no município do Rio de Janeiro e sobre as medidas de profilaxia tomadas pela Secretaria Municipal de Educação. Ficou interessado no tema? Então não deixe de ler o texto que preparamos especialmente para você.
AS QUATRO COISAS PROIBIDAS NA REDAÇÃO DO ENEM
Neste artigo, a educadora Andrea Ramal promove um debate com a youtuber Carol Mendonça acerca das quatro coisas que um estudante que deseja realizar uma boa redação não pode fazer. Se você se interessou pelo tema, então não deixe de ler o texto abaixo.
PANDEMIA MUDA HÁBITOS DOS CARIOCAS
Este artigo tem como objetivo entender como hábitos educacionais desenvolvidos ao longo de dois anos, em decorrência do avanço da Covid-19 no mundo, tendem a se perpetuar no pós-pandemia e a se cristalizar como método de ensino em um futuro próximo. Diz a lenda que repetir uma atividade [...]
CRISE INFLUENCIA NO NÚMERO DE INSCRITOS NO ENEM
Regras para isenção de pagamento da taxa de inscrição e para treineiros também estão entre as razões
ENEM 2021 – COMO OS ESTUDANTES DEVEM SE PREPARA?
O Enem é a principal porta para que os jovens possam ingressar em um curso do ensino superior. Neste artigo a educadora Andrea Ramal aborda os principais desafios enfrentados pelos estudantes que desejam participar do exame em 2021.
RJTV1: Iniciativa prepara jovens e adultos para o Enem
RJTV1: Dicas para o Enem
O GLOBO: ESCOLAS E ALUNOS SE PREPARAM PARA O NOVO ENSINO MÉDIO
Este artigo tem por objetivo apresentar alguns dos principais pontos do novo Ensino Médio que entra em vigor a partir do ano que vem. A proposta prevista em lei federal aprovada em 2017 tem como meta desburocratizar e flexibilizar o ensino, empoderando o estudante em sua trajetória escolar.
PANDEMIA APROFUNDA DEFICIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Fonte: Programa Gente do Rio. 17 de outubro de 2021. Os números das pesquisas sobre a educação durante a pandemia são preocupantes, não só quanto à aprendizagem, mas, também, em relação ao aumento da desigualdade e dos índices de evasão escolar. Segundo a educadora Andrea Ramal, Doutora em Educação [...]
ANDREA RAMAL COMENTA A VOLTA ÀS AULAS PRESENCIAIS
Fonte: Jornal Hoje/TV Globo. Depois de mais de um ano sem aulas presenciais, em virtude da pandemia, as escolas estaduais reabriram em Alagoas. Os alunos tiveram que seguir protocolos sanitários para evitar o coronavírus. Mas, é importante que se diga, o retorno ainda é parcial. Nos próximos meses, haverá [...]
PANDEMIA: EDUCAÇÃO BRASILEIRA PASSA POR RETROCESSO
Fonte: Globonews. 27 de Julho de 2021. Este artigo tem por objetivo apresentar os principais desafios enfrentados pelas escolas públicas brasileiras ao longo do combate à pandemia da Covid-19 e suas principais consequências para o projeto educacional nacional, sendo o aumento da evasão escolar a principal delas. [...]
ESCOLAS CÍVICO-MILITARES NÃO SÃO SOLUÇÃO
Esse artigo tem por objetivo apresentar alguns pontos sensíveis acerca do Programa de Escolas Cívico-Militares (PECIM), seus aspectos positivos e negativos e discutir se a sua aplicabilidade se estende para a todas as situações educacionais ou apenas em ocasiões específicas.
GERAÇÃO PREJUDICADA: BRASIL VOLTA AOS ÍNDICES DE ESCOLARIDADE DOS ANOS 2000
Fonte: Rádio CBN. 13 de julho de 2021. Uma pesquisa encomendada pela Fundação Lemann e pelo Itaú Social mostra que os estudantes que não estão evoluindo nos estudos ou não estão motivados aumentou em 14 pontos percentuais no último ano. A comparação foi feita entre os meses de maio [...]
ALFABETIZAÇÃO: ALUNOS ENCONTRAM DIFICULDADES NA PANDEMIA
Este artigo tem por objetivo discutir qual o papel da pandemia da covid -19 e o fechamento das escolas no crescimento da exclusão escolar no Brasil de 2020. Para isso, tomamos como fio condutor de nossa análise uma pesquisa realizada pela Unicef que mostrou que o número de estudantes sem acesso à educação no estado do Rio de Janeiro aumentou durante esse período.
A IMPORTÂNCIA DA ALFABETIZAÇÃO NO EMPODERAMENTO DAS MÃES
Fonte: G1. 10 de maio de 2021. De acordo com a pesquisa PNAD Educação do IBGE de 2019, cerca de 6,6% dos brasileiros com mais de 15 anos ou mais são analfabetos. Muitos são analfabetos funcionais e mais da metade dos brasileiros, acima dos 25 anos, não concluiu o [...]
DISPARA NÚMERO DE CASOS DE ANSIEDADE EM CRIANÇAS
Fonte: Supra Ensino, Natália Mancio. Abril 2021. Na matéria “Alunos mais Ansiosos”, para a Revista Supra Ensino, a educadora Andréa Ramal alerta os leitores sobre o aumento dos casos de ansiedade entre as crianças: “A mudança repentina na rotina, o afastamento do convívio com os amigos da escola e [...]
DISTRITO FEDERAL TEVE 28 MIL ALUNOS FORA DA SALA DE AULA DURANTE A PANDEMIA
Fonte: Eu Estudante, Isabela Oliveira. 29 de abril de 2021. Em 2020, 28 mil crianças e jovens não tiveram acesso às aulas presenciais nas escolas do Distrito Federal. Os dados são do estudo "Cenário da Exclusão Escolar no Brasil - um alerta sobre os impactos da pandemia da Covid-19 [...]
HOMESCHOOLING NÃO PODERÁ SER ADOTADO PARA FACULDADE
Esse artigo tem como meta discutir acerca da origem e dos prós e contras do homeschooling. A partir de um caso concreto de uma estuande de Sorocaba que foi aprovada na Universidade de São Paulo, mas não pôde se matricular no curso desejado por ter optado pelo homeschooling, buscaremos entender as vantagens e desvantagens dessa prática educativa.
PANDEMIA GERA AUMENTO DAS TRANSFERÊNCIAS ESCOLARES
Fonte: Bom Dia Rio, Globo. 20 de abril de 2021. A pandemia, com a consequente perda de renda, fez com que muitas famílias transferissem os filhos de escolas particulares para públicas. Segundo dados da Secretaria Municipal de Educação do Rio do Janeiro, somente no ano passado, mais de 15 [...]
AUMENTA A DESIGULDADE NO ACESSO DOS ALUNOS À INTERNET
Fonte: Jornal GloboNews edição das 10h. 15 de abril de 2021. Não é novidade que, desde antes da pandemia, a educação brasileira já era extremamente, com uma enorme e crescente distância entre os alunos de escolas públicas e particulares. No entanto, a partir do agravamento da Covid-19, esse abismo [...]
CERCA DE 68% DOS ALUNOS ESTIVERAM LONGE DAS SALAS REMOTAS EM 2020
Fonte: RJ1, Globo. 15 de abril de 2021. Quanto custa um sonho? Com a pandemia do Covid-19, o ensino remoto obrigou os adolescentes a pensarem em uma conta difícil de concluir: a do estudo a distância. Com o enorme desnível no acesso entre alunos de escolas particulares e públicas, [...]
ESTUDANTES ENCONTRAM DIFICULDADES COM AULAS ONLINE
Fonte: RJ1. 14 de abril de 2021. Os educadores debatem, cada vez com mais frequência, as dificuldades encontradas pelos alunos relacionadas ao ensino remoto. Enquanto estudantes das classes A, B e C conseguem avançar por terem condições melhores de estudo, com serviço de internet de qualidade, acesso a canais [...]
MILHÕES DE ESTUDANTES BRASILEIROS NÃO TINHAM ACESSO À INTERNET ANTES DA PANDEMIA
Fonte: Jornal Hoje. 14 de abril de 2021. No último trimestre antes do agravamento da pandemia no Brasil, ainda no início de 2020, mais de 12 milhões de famílias não tinham acesso à internet em casa. E desse total mais de 4 milhões eram alunos de escolas públicas. A [...]
ENSINO REMOTO AUMENTA A DESIGUALDADE NA EDUCAÇÃO
Fonte: RJ2. 05 de abril de 2021. Em 2020, aumentou a desigualdade na educação brasileira. Segundo estudo da Fundação Getúlio Vargas, em parceria com o IBGE, os estudantes das classes A, B e C assistiram a mais de 3 horas diárias de aula durante a pandemia, enquanto os alunos [...]