
Fonte: Globonews. 27 de Julho de 2021.
Este artigo tem por objetivo apresentar os principais desafios enfrentados pelas escolas públicas brasileiras ao longo do combate à pandemia da Covid-19 e suas principais consequências para o projeto educacional nacional, sendo o aumento da evasão escolar a principal delas.
As escolas públicas brasileiras vêm enfrentando inúmeros desafios para se recuperar dos danos causados pela pandemia. A educadora Andrea Ramal, doutora em Educação pela PUC-Rio, em entrevista para a GloboNews, alertou que uma década foi perdida.
“Um retrocesso de 20 anos na educação”
“Nós estávamos indo muito bem até 2020. Era difícil uma criança, com 7 ou 8 anos, estar fora da escola. Agora, infelizmente, enfrentaremos o desafio de trazer esses alunos de volta às salas de aula.”
Segundo Andrea, esse é um prejuízo com o qual o país terá que lidar e os resultados serão sentidos a médio e a longo prazos:
“Certamente, a consequência dessa evasão escolar, gerada pela pandemia, vai acirrar ainda mais a desigualdade educacional em nosso país. Atualmente, são 5 milhões de crianças e jovens fora da escola, um número similar ao registrado no início dos anos 2000. Ou seja, um retrocesso de 20 anos na educação do Brasil”, concluiu a especialista
Um novo horizonte é possível para educação, mas ele requer união
Conclui-se, portanto, com tudo o que foi anteriormente assinalado, que as escolas públicas brasileiras ainda têm um longo caminho a percorrer para reparar os danos causados pela pandemia, como o aumento da evasão escolar e o acirramento da desigualdade educacional.
Para reverter esse cenário, é necessária a cooperação de toda a comunidade escolar, da sociedade civil organizada e do poder público. Caso contrário, assistiremos ao agravamento desses males que atualmente nos assolam.
Caso você tenha se interessado pelo tema e deseje se aprofundar mais, então não pode deixar de ler o artigo “Pandemia aprofunda deficiências da Educação Brasileira”, no qual a doutora em Educação pela PUC-Rio Andrea Ramal discute como a pandemia agravou as deficiências do nosso sistema educacional.
DIA DA ESCOLA: ANDREA RAMAL FALA SOBRE OS DESAFIOS DA PANDEMIA
Esse texto tem como propósito sublinhar as principais dificuldades encontradas por professores e demais profissionais da educação no retorno às aulas presenciais após dois anos de pandemia. Além disso, pretende assinalar as principais ferramentas pedagógicas para mitigar os estragos causados à educação pela covid-19.
PANDEMIA: EDUCAÇÃO BRASILEIRA PASSA POR RETROCESSO
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ALFABETIZAÇÃO: ALUNOS ENCONTRAM DIFICULDADES NA PANDEMIA
Este artigo tem por objetivo discutir qual o papel da pandemia da covid -19 e o fechamento das escolas no crescimento da exclusão escolar no Brasil de 2020. Para isso, tomamos como fio condutor de nossa análise uma pesquisa realizada pela Unicef que mostrou que o número de estudantes sem acesso à educação no estado do Rio de Janeiro aumentou durante esse período.