Ontem foi comemorado o Dia do Estudante. A Constituição Federal determina como dever do Estado a garantia ao acesso a uma educação pública e de qualidade a crianças de 4 anos até adolescentes de 17 anos.
De acordo com o Censo Escolar de 2021, o Brasil tem 46 milhões de alunos na educação básica, dos quais mais de 80% se encontram na rede pública, enquanto menos de 20% estão matriculados na rede privada.
Para discutir esse panorama, o RJTV Rio Sul convidou a doutora em Educação pela Puc-Rio Andrea Ramal.
“A rotina presencial pode ser mais cansativa, mas é muito mais gratificante.”
Segundo os alunos, a pandemia promoveu uma consequente reformulação dos métodos de estudo, que tiveram que ser adaptados para a realidade virtual em decorrência do distanciamento social obrigatório para contenção do vírus da Covid-19.
Entretanto, no cenário atual de retorno às aulas presenciais, os alunos relatam que, apesar de a rotina ser mais cansativa por conta dos deslocamentos, a aprendizagem se dá de maneira mais natural, o que para muitos estudantes é uma experiência gratificante.
Escolas, famílias e sociedade precisam se unir a favor da educação
Nesse momento de volta ao presencial, quando os alunos retornam de um modelo de ensino a distância preparado às pressas, no qual havia uma desigualdade de acesso à internet para se conectar às aulas, é necessário que as escolas promovam testes personalizados para avaliar em que estágio os alunos pararam e assim diminuir o déficit de aprendizado em sala de aula, assinalou Andrea Ramal.
Ainda segundo a educadora, as famílias cumprem um papel fundamental nesse retorno às aulas presenciais, motivando crianças e adolescentes a se dedicar ao universo escolar, mostrando a importância e o valor da escola.
Por fim, porém não menos importante, Andrea Ramal destaca o papel que a sociedade civil organizada tem na melhoria da nossa educação, na defesa da valorização profissional do professor, no investimento na infraestrutura escolar e no desenvolvimento de métodos de ensino inovadores.
Gostou do tema debatido aqui? Então saiba mais no artigo Andrea Ramal comenta a volta às aulas presenciais.