ANDREA RAMAL COMENTA A VOLTA ÀS AULAS PRESENCIAIS

/, Educação no País/ANDREA RAMAL COMENTA A VOLTA ÀS AULAS PRESENCIAIS

Fonte: Jornal Hoje/TV Globo.

Depois de mais de um ano sem aulas presenciais, em virtude da pandemia, as escolas estaduais reabriram em Alagoas. Os alunos tiveram que seguir protocolos sanitários para evitar o coronavírus. Mas, é importante que se diga, o retorno ainda é parcial. Nos próximos meses, haverá um revezamento entre os alunos. No Paraná, também continua valendo o rodízio. As turmas são divididas em dois grupos e os alunos se alternam entre o presencial e a distância. E o mesmo acontece no Mato Grosso do Sul. E os alunos, em todo o país, ainda enfrentam dificuldades.

“Nós ainda não estamos preparados para o chamado ensino domiciliar, seja por falta de recursos tecnológicos, por falta de espaço nas casas e pela falta de acesso a material adequado.  Além disso, os professores ainda não estão preparados para adotar essa metodologia”, destaca a educadora Andrea Ramal, Doutora em Educação pela PUC-Rio.

No Rio de Janeiro, as escolas da rede estadual estão reabrindo na capital e em outros 35 municípios que haviam suspendido as aulas presenciais na semana passada. Aliás, no país inteiro, as famílias se preocupam com o aprendizado dos alunos.

“Os estudantes precisam encontrar aquela motivação que vem lá de dentro porque estudar vale muito a pena. Ou seja, não é hora de abandonar os estudos, o momento é de recuperar o tempo perdido. Afinal, o conhecimento fica para você e nunca se perde”, reforça Andrea Ramal.

>Assista na íntegra
2022-03-25T14:21:19+00:00