DIA DA ESCOLA: ANDREA RAMAL FALA SOBRE OS DESAFIOS DA PANDEMIA

/, Educação em Casa/DIA DA ESCOLA: ANDREA RAMAL FALA SOBRE OS DESAFIOS DA PANDEMIA

Fonte: RJ Tv | Autor: Trevo Soluções em Comunicação

 

No dia 15 de Março é comemorado o Dia da Escola, um lugar de troca de aprendizados, culturas e experiências. Entretanto, com o advento da pandemia da Covid-19, esses espaços tiveram que ser transferidos – sem o devido planejamento – para o ambiente virtual, acarretando algumas vezes em consequências graves para a educação. Foi para tratar dessas adversidades que a doutora em educação Andrea Ramal foi convidada pelo RJTV 1ª edição.

 

A Desigualdade na educação 

Segundo a educadora, um dos impactos mais visíveis na sala de aula é a desigualdade na educação decorrente desses anos de um ensino remoto feito às pressas. De acordo com Andrea Ramal, uma das reclamações mais recorrentes de professores nesse retorno ao presencial é a falta de ritmo de estudos e a grande defasagem de aprendizado entre os alunos.

Ainda de acordo com a educadora, a ferramenta ideal para combater essa desigualdade na educação é o investimento em atividades educacionais no contraturno ou a educação em tempo integral. Apesar de ideal, essa proposta é inviável para a realidade da maior parte das escolas; nesses casos o acompanhamento familiar do desenvolvimento educacional da criança ou do jovem em idade escolar se torna imperativo.

 

Aprendizado com motivação e envolvimento

A educadora Andrea Ramal ainda destaca que neste momento de retorno às aulas presenciais é necessário que as escolas criem um ambiente acolhedor para que os estudantes se sintam motivados e envolvidos na recuperação do tempo de aprendizado perdido na pandemia.

Gostou desse tema? Então não deixe de conferir o texto Pandemia: Educação Brasileira passa por retrocesso

2022-03-25T14:23:21+00:00