Fonte: O GloboAutor: Luciano Ferreira

 

Regras para isenção de pagamento da taxa de inscrição e para treineiros também estão entre as razões

RIO – A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) anunciou uma mudança emergencial na estrutura de seu exame discursivo, que acontecerá no dia 3 de dezembro. A instituição cancelou a realização da prova de Língua Portuguesa Instrumental, a que todos os candidatos eram submetidos. No vestibular deste ano, os estudantes deverão fazer apenas uma prova de Redação e duas avaliações específicas de sua área. A mudança foi necessária para viabilizar o exame em meio à crise da Uerj.

A Uerj esclarece que, mesmo com as mudanças, o tempo de prova continuará o mesmo dos anos anteriores. No total, os alunos terão cinco horas para resolver as questões dissertativas e escrever a redação.

Famoso pela qualidade de sua prova e a pertinência das questões abordadas, o vestibular da Uerj sofreu o revés por causa da crise enfrentada pela instituição. A alteração tornará aplicação do exame mais econômica. Em uma nota publicada no site, a universidade afirma que a mudança foi feita com “o objetivo principal de viabilizar o Vestibular Estadual 2018 nas condições adversas em que se encontram a nossa universidade e o estado do Rio de Janeiro”.

Os problemas da universidade, ocasionados pela crise que vive o governo do estado, geraram reflexos no número de inscritos no vestibular. No primeiro exame de qualificação deste ano, realizado no dia 16 de julho, foram 37.393 inscritos. No ano anterior, eram 80.251 estudantes. Na ocasião, o diretor do vestibular, Gustavo Krause, falou ao GLOBO sobre a queda no número de inscritos:

– A queda no número de inscritos foi drástica. Trabalho com o vestibular há mais de 20 anos. Nesse período, é o menor número de inscritos. Pode até ter havido número inferior a esse em momentos anteriores, mas por outras conjunturas […]