ENTENDA COMO SERÁ A VOLTA ÀS AULAS NO RIO
Neste artigo, a educadora Andrea Ramal debate sobre os principais desafios que se apresentam para toda a comunidade escolar (pais, alunos e professores) no retorno às aulas presenciais. Assinalamos também sobre os perigos de um aumento da desigualdade educacional entre os estudantes das redes particulares e públicas de ensino.
COMO SERÁ A VOLTA ÀS AULAS NAS ESCOLAS DO RIO APÓS TEMPORADA ON-LINE
Este breve artigo tem por objetivo fazer uma análise acerca dos impactos da pandemia para a educação e de como o isolamento e a quarentena aceleraram a adoção de novas metodologias de ensino, ao aliar educação e tecnologia.
PESQUISA APONTA QUE O ABANDONO ESCOLAR PERMANECE ALTO
A educadora Andrea Ramal analisa os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), divulgados pelo IBGE
ANDREA RAMAL PARTICIPA DO PODCAST DO G1 ‘DESENROLA, RIO’ COM EDIMILSON ÁVILA
O que fazer com o ano letivo de 2020? é o tema do novo episódio do podcast
JORNAL HOJE: MAIS DE 10 MILHÕES DE BRASILEIROS NÃO COMPLETARAM ALGUMA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Os dados são da pesquisa nacional por amostra de domicílios
PROVAS DO ENEM SERÃO REALIZADAS EM JANEIRO E FEVEREIRO DE 2021
O exame foi adiado após pressão de estudantes e parlamentares por causa da pandemia de Covid-19
ANDREA RAMAL FALA SOBRE O PROTOCOLO DE RETOMADA DAS AULAS NA REDE PÚBLICA ESTADUAL
A educadora explica que, no início, mesmo liberado pela Saúde, o espaço escolar será limitado
ARTIGO: A ESCOLA DEVE REPROVAR ALUNOS ESTE ANO?
Aprovar apenas os que conseguiram aprender durante o isolamento social é uma opção carregada de injustiças
SEM CENSURA: DESAFIOS DA EDUCAÇÃO DURANTE A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS
Neste artigo, a educadora Andrea Ramal analisa o planejamento de volta às aulas presenciais, e as principais dificuldades do ensino remoto. Para a especialista em educação pela PUC-Rio, a transição do modelo presencial para o online durante a pandemia terá consequências.
RJ1: ESCOLAS ESTADUAIS DO RJ VÃO PRIORIZAR RETORNO ÀS AULAS PARA ALUNOS DOS ÚLTIMOS ANOS DE CADA ENSINO
Retorno das atividades presenciais vai ocorrer somente 15 dias após o estado decretar a fase verde da retomada de atividades. Secretaria da Educação diz que vai testar todos os professores
É DE CASA: COMO SERÁ O PÓS-PANDEMIA NA EDUCAÇÃO?
Este artigo tem como objetivo apresentar as principais soluções desenvolvidas por escolas e responsáveis para dar prosseguimento às aulas em tempos de pandemia. Nosso objetivo é demonstrar como soluções criativas do dia a dia podem servir de apoio educacional para crianças e adolescentes em idade escolar.
ANDREA RAMAL FALA SOBRE OS DESAFIOS DA VOLTA ÀS AULAS NO PÓS-PANDEMIA
Neste artigo, a doutora em educação pela PUC-Rio, Andrea Ramal, faz uma reflexão acerca do retorno das aulas presenciais. Decisão essa que deve ser tomada pelas autoridades de saúde, de maneira calma e gradual, e não imediata e precipitadamente.
COMO ATIVIDADES AJUDAM A LIDAR COM CONFINAMENTO E AULAS ONLINE
Este artigo tem por objetivo discutir metodologias heterodoxas de ensino que objetivem aliviar as tensões geradas no emocional e no psicológico dos alunos pela pandemia da covid-19.
RJ1: PREFEITURA CRIA PROTOCOLO DE SEGURANÇA PARA QUANDO AS AULAS PRESENCIAIS VOLTAREM
Neste breve artigo, nós propomos uma reflexão acerca dos prós e contras da medida aprovada pela prefeitura do Rio de Janeiro de criar protocolos com orientações para o retorno às aulas presenciais nas escolas das redes pública e privada da cidade.
ENSINO REMOTO NÃO É EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Neste artigo, a educadora Andrea Ramal debate sobre os principais impactos da pandemia na esfera educacional. Tendo esse tema como fio condutor, ela aborda os principais desafios de escolas, pais, professores e alunos em continuar os estudos em um momento de educação a distância e ensino remoto.
RJ1: PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DO RIO FAZEM VIDEOAULAS VOLUNTÁRIAS
Vídeos e áudios são divulgados em várias plataformas com conteúdos escolares
AULAS SEM INTERNET: JOVEM PEDE LIVROS PARA ESTUDAR EM CASA
Fonte: Encontro com Fátima Bernardes O presente artigo tem por objetivo apresentar o drama do estudante Pablo de 18 anos que não consegue acompanhar as aulas online por não possuir acesso a internet. Tomando como fio condutor a história de Pablo pretendemos discutir acerca da precariedade dos investimentos públicos [...]
Andrea Ramal participa do Aquelas Duas Podcast sobre a volta às aulas presenciais
A educadora fala sobre as adaptações e restrições necessários para o retorno das aulas presenciais
ANDREA RAMAL DEBATE O ENSINO PELA INTERNET DURANTE A PANDEMIA
Evento online discute desafios dos professores frente às tecnologias e ao novo contexto educacional
BOM DIA RIO: O DESAFIO DOS PAIS DURANTE A PANDEMIA
Fonte: Bom dia Rio A pandemia promoveu um verdadeiro abalo sísmico em todas as esferas sociais. Com a educação não foi diferente. De repente responsáveis e professores tiveram que se desdobrar para dar continuidade ao aprendizado dos alunos. Nosso objetivo com este texto é desanuviar um pouco mais [...]
FANTÁSTICO: ABISMO ENTRE ESTUDANTES BRASILEIROS EVIDENCIA NECESSIDADE DE ADIAMENTO DO ENEM
Enquanto o governo não anuncia uma nova data para o exame, boa parte desses estudantes tem que enfrentar outro problema: Como se preparar para uma prova tão importante sem as mínimas condições de estudo em casa?
EM MEIO À PANDEMIA, ESTUDANTES PEDEM ADIAMENTO DAS PROVAS DO ENEM
A manutenção do cronograma do Enem preocupa vestibulandos que tiveram suas rotinas de estudo prejudicadas em razão da crise sanitária
A EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: REALIDADE E DESAFIOS
A educadora Andrea Ramal comenta o acesso à tecnologia digital para o ensino
COVID-19: ESPECIALISTAS DISCUTEM RUMOS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA APÓS FIM DO ISOLAMENTO SOCIAL
O jornal O Globo ouviu quatro referências no assunto para responder a sete perguntas sobre o sistema educacional do Brasil no cenário pós-pandemia
ARTIGO – A APRENDIZAGEM A JATO
Neste artigo, a educadora Andrea Ramal assinala a ineficácia da edição da Medida Provisória nº934 de 01/04/2020 que manteve a carga mínima de 800 horas em uma realidade educacional desigual agravada pela pandemia onde uma parte considerável dos alunos não têm computador ou acesso à internet.