
Sala de aula. (Foto: Freepik)
No ‘Escola da Vida’, a educadora Andrea Ramal fala sobre os desafios da volta às aulas no pós-pandemia. No Rio de Janeiro, ainda não há data para o retorno das aulas presenciais.
A volta às aulas presenciais é necessário, porém não é o momento
“A volta às aulas presenciais é um passo muito necessário, porém não é o momento. A decisão de voltar às aulas não pode ser uma decisão educacional, tem que ser uma decisão das autoridades de saúde”, destaca Andrea.
A Doutora em Educação pela PUC-Rio acrescenta que a questão deveria ser tratada com um pouco mais de tranquilidade.
É preciso ter paciência
“Precisamos aguardar e ter paciência. Essa expectativa de volta e não volta está gerando ainda mais ansiedade nas crianças e nas famílias. Deveríamos tratar a questão com mais tranquilidade. Orientar os responsáveis para acompanharem as atividades escolares dos filhos, que as escolas enviam online. E tentar esperar com calma. E, claro, se proteger! Quando as autoridades de saúde liberarem, aí sim começamos a fazer um esquema especial para o retorno aos poucos às escolas”, ressalta.
Se você gostou do artigo acima e deseja se aprofundar ainda mais sobre o assunto, confira o artigo SEM CENSURA: DESAFIOS DA EDUCAÇÃO DURANTE A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS, no qual Andrea Ramal faz uma reflexão acerca dos obstáculos do ensino online e da necessidade de uma grande revisão das escolas durante o retorno às aulas presenciais.
ENEM 2021 – COMO OS ESTUDANTES DEVEM SE PREPARA?
O Enem é a principal porta para que os jovens possam ingressar em um curso do ensino superior. Neste artigo a educadora Andrea Ramal aborda os principais desafios enfrentados pelos estudantes que desejam participar do exame em 2021.
ANDREA RAMAL FALA SOBRE O FUTURO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Fonte: Encontro com Fátima Bernardes, Globo. 11 de janeiro 2020. Hoje, no Encontro, na TV Globo, estudantes que farão as provas do Enem perguntaram à Andrea Ramal sobre a [...]
REFLEXÕES SOBRE OS APRENDIZADOS EM 2020
Este ano passamos por tristezas e temores. Mas também aprendemos a dar mais valor às coisas simples: alegria de estar com amigos, a força da família, aprendemos a cuidar mais [...]