Fonte: Bom Dia Rio 

 

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 serão aplicadas em janeiro e fevereiro de 2021, anunciou o Ministério da Educação (MEC). O anúncio foi feito pelo secretário-executivo do MEC, Antonio Paulo Vogel, e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, durante coletiva de imprensa, em Brasília.

O exame foi adiado após pressão de estudantes e parlamentares por causa da pandemia de Covid-19. A educadora Andrea Ramal analisou o adiamento do Enem no Bom Dia Rio. Na entrevista, a educadora também deu dicas para os vestibulandos.

“Essa é uma opção carregada de injustiça. Já sabemos que apenas uma parte pequena dos alunos conseguiu acesso a computador, aos conteúdos disponibilizados, assistir as videoaulas. Não é só a questão da tecnologia. Muitos alunos também não têm ambiente em casa para estudar e não têm ainda autodisciplina para fazer tudo sozinho. Além disso, os professores também têm tido dificuldade para se conectar. Aqueles que conseguem acesso à internet não têm recursos didáticos, pois não receberam preparação adequada. As famílias também estão perdidas. Aplicar o Enem no meio de todos esses problemas e desafios e sem saber o dia que as aulas presenciais serão retomadas realmente é uma opção atrapalhada”, destaca a consultora em Educação.