O presente artigo tem por objetivo apresentar o drama do estudante Pablo de 18 anos que não consegue acompanhar as aulas online por não possuir acesso a internet. Tomando como fio condutor a história de Pablo pretendemos discutir acerca da precariedade  dos investimentos públicos em temas como tecnologia na educação. 

Pablo tem 18 anos, é aluno do 3º ano do ensino médio e mora em Jucurutu, interior do Rio Grande do Norte. Ele não tem conseguido assistir às aulas on-line, pois não tem acesso à internet em casa. A educadora Andrea Ramal, parceira do programa em assuntos educacionais, comentou sobre o impacto dessa realidade na vida dos alunos no Encontro com Fátima Bernardes, da TV Globo.

Professores ansiosos e alunos frustrados 

“Tenho visto professores muito ansiosos e angustiados. E os alunos frustrados por não conseguirem acompanhar as aulas on-line. Na verdade, mesmo para os estudantes que têm internet em casa não podemos considerar essas aulas on-line como dia letivo, pois tudo foi feito de forma improvisada. Conheço professores que têm turmas de 40, 50 alunos e apenas 10, 15 entram na aula virtual. E os docentes relatam que sentem como se estivessem falando para o espaço, pois nem sempre os docentes conseguem ver a imagem dos alunos, nem sempre o aluno consegue se posicionar nesses ambientes on-line. Faltou preparação e faltam recursos”, ressalta a Doutora em Educação.

É necessário avançar em políticas públicas ligadas a tecnologia na educação 

“É necessário que seja feito uma grande revisão das matérias e não supor que houve aprendizado. O que houve foi um quebra-galho e deixou claro que o Brasil ainda precisa avançar em políticas públicas ligadas à tecnologia na educação para termos um ensino híbrido na educação básica”, explica a especialista.

Se você acompanha e gosta do trabalho da educadora Andrea Ramal e deseja se aprofundar ainda mais no tema debatido acima, então você não pode deixar de conferir o artigo, Ensino Remoto não é Educação a Distância.