A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) de 2019, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indica que mais de 80% dos alunos do ensino fundamental e médio estudam na rede pública em todo o país.
Dados da Pnad 2019 mostram ainda que 11 milhões de brasileiros acima de 15 anos são analfabetos e 52% da população acima de 25 anos não concluiu o ensino básico, etapa que termina no último ano do ensino médio. Entre a população de 15 a 29 anos, 14,2% estavam ocupadas e estudando em 2019; 22,1% não estavam ocupadas nem estudando; 28,1% não estavam ocupadas, porém estudavam; e 35,6% estavam ocupadas e não estudando.
“As pessoas saem da escola porque precisam trabalhar. Entretanto, rapidamente se tornam ‘inempregáveis’, pois o mercado de trabalho rejeita quem não têm a devida formação. Quanto aos adultos, não há um incentivo para que voltem à escola, se alfabetizem e continuem estudando. Precisamos de políticas públicas que consigam ajudar as pessoas a conciliarem trabalho com escola, aprendizado com alto desenvolvimento”, destaca a educadora Andrea Ramal ao Jornal Hoje.