
Como vai a educação brasileira, o que mostram os principais indicadores, o que temos em discussão nas políticas públicas e como podem ser superados os principais desafios? É o conteúdo destes textos.
GERAÇÃO PREJUDICADA: BRASIL VOLTA AOS ÍNDICES DE ESCOLARIDADE DOS ANOS 2000
Fonte: Rádio CBN. 13 de julho de 2021. Uma pesquisa encomendada pela Fundação Lemann e pelo Itaú Social mostra que os estudantes que não estão evoluindo nos estudos ou não estão motivados aumentou em 14 pontos percentuais no último ano. A comparação foi feita entre os meses de maio [...]
ALFABETIZAÇÃO: ALUNOS ENCONTRAM DIFICULDADES NA PANDEMIA
Este artigo tem por objetivo discutir qual o papel da pandemia da covid -19 e o fechamento das escolas no crescimento da exclusão escolar no Brasil de 2020. Para isso, tomamos como fio condutor de nossa análise uma pesquisa realizada pela Unicef que mostrou que o número de estudantes sem acesso à educação no estado do Rio de Janeiro aumentou durante esse período.
A IMPORTÂNCIA DA ALFABETIZAÇÃO NO EMPODERAMENTO DAS MÃES
Fonte: G1. 10 de maio de 2021. De acordo com a pesquisa PNAD Educação do IBGE de 2019, cerca de 6,6% dos brasileiros com mais de 15 anos ou mais são analfabetos. Muitos são analfabetos funcionais e mais da metade dos brasileiros, acima dos 25 anos, não concluiu o [...]
DISPARA NÚMERO DE CASOS DE ANSIEDADE EM CRIANÇAS
Fonte: Supra Ensino, Natália Mancio. Abril 2021. Na matéria “Alunos mais Ansiosos”, para a Revista Supra Ensino, a educadora Andréa Ramal alerta os leitores sobre o aumento dos casos de ansiedade entre as crianças: “A mudança repentina na rotina, o afastamento do convívio com os amigos da escola e [...]
DISTRITO FEDERAL TEVE 28 MIL ALUNOS FORA DA SALA DE AULA DURANTE A PANDEMIA
Fonte: Eu Estudante, Isabela Oliveira. 29 de abril de 2021. Em 2020, 28 mil crianças e jovens não tiveram acesso às aulas presenciais nas escolas do Distrito Federal. Os dados são do estudo "Cenário da Exclusão Escolar no Brasil - um alerta sobre os impactos da pandemia da Covid-19 [...]
HOMESCHOOLING NÃO PODERÁ SER ADOTADO PARA FACULDADE
Esse artigo tem como meta discutir acerca da origem e dos prós e contras do homeschooling. A partir de um caso concreto de uma estuande de Sorocaba que foi aprovada na Universidade de São Paulo, mas não pôde se matricular no curso desejado por ter optado pelo homeschooling, buscaremos entender as vantagens e desvantagens dessa prática educativa.