
Como vai a educação brasileira, o que mostram os principais indicadores, o que temos em discussão nas políticas públicas e como podem ser superados os principais desafios? É o conteúdo destes textos.
CONGRESSO DEBATE A PREPARAÇÃO DOS PROFESSORES
Começa amanhã, terça-feira, dia 5, o Congresso de Educação, promovido pelo Grupo GEN, com o tema “Preparado para ser um novo professor?" O evento é online e gratuito e vai trazer discussões sobre o futuro do ensino superior no Brasil. As atividades do Congresso serão divididas em três eixos temáticos: [...]
ANDREA RAMAL COMENTA A VOLTA ÀS AULAS PRESENCIAIS
Fonte: Jornal Hoje/TV Globo. Depois de mais de um ano sem aulas presenciais, em virtude da pandemia, as escolas estaduais reabriram em Alagoas. Os alunos tiveram que seguir protocolos sanitários para evitar o coronavírus. Mas, é importante que se diga, o retorno ainda é parcial. Nos próximos meses, haverá [...]
PANDEMIA: EDUCAÇÃO BRASILEIRA PASSA POR RETROCESSO
Fonte: Globonews. 27 de Julho de 2021. Este artigo tem por objetivo apresentar os principais desafios enfrentados pelas escolas públicas brasileiras ao longo do combate à pandemia da Covid-19 e suas principais consequências para o projeto educacional nacional, sendo o aumento da evasão escolar a principal delas. [...]
ESCOLAS CÍVICO-MILITARES NÃO SÃO SOLUÇÃO
Esse artigo tem por objetivo apresentar alguns pontos sensíveis acerca do Programa de Escolas Cívico-Militares (PECIM), seus aspectos positivos e negativos e discutir se a sua aplicabilidade se estende para a todas as situações educacionais ou apenas em ocasiões específicas.
GERAÇÃO PREJUDICADA: BRASIL VOLTA AOS ÍNDICES DE ESCOLARIDADE DOS ANOS 2000
Fonte: Rádio CBN. 13 de julho de 2021. Uma pesquisa encomendada pela Fundação Lemann e pelo Itaú Social mostra que os estudantes que não estão evoluindo nos estudos ou não estão motivados aumentou em 14 pontos percentuais no último ano. A comparação foi feita entre os meses de maio [...]
ALFABETIZAÇÃO: ALUNOS ENCONTRAM DIFICULDADES NA PANDEMIA
Este artigo tem por objetivo discutir qual o papel da pandemia da covid -19 e o fechamento das escolas no crescimento da exclusão escolar no Brasil de 2020. Para isso, tomamos como fio condutor de nossa análise uma pesquisa realizada pela Unicef que mostrou que o número de estudantes sem acesso à educação no estado do Rio de Janeiro aumentou durante esse período.