
Como vai a educação brasileira, o que mostram os principais indicadores, o que temos em discussão nas políticas públicas e como podem ser superados os principais desafios? É o conteúdo destes textos.
O GLOBO: ESCOLAS E ALUNOS SE PREPARAM PARA O NOVO ENSINO MÉDIO
Este artigo tem por objetivo apresentar alguns dos principais pontos do novo Ensino Médio que entra em vigor a partir do ano que vem. A proposta prevista em lei federal aprovada em 2017 tem como meta desburocratizar e flexibilizar o ensino, empoderando o estudante em sua trajetória escolar.
PANDEMIA APROFUNDA DEFICIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Fonte: Programa Gente do Rio. 17 de outubro de 2021. Os números das pesquisas sobre a educação durante a pandemia são preocupantes, não só quanto à aprendizagem, mas, também, em relação ao aumento da desigualdade e dos índices de evasão escolar. Segundo a educadora Andrea Ramal, Doutora em Educação [...]
CONGRESSO DEBATE A PREPARAÇÃO DOS PROFESSORES
Começa amanhã, terça-feira, dia 5, o Congresso de Educação, promovido pelo Grupo GEN, com o tema “Preparado para ser um novo professor?" O evento é online e gratuito e vai trazer discussões sobre o futuro do ensino superior no Brasil. As atividades do Congresso serão divididas em três eixos temáticos: [...]
ANDREA RAMAL COMENTA A VOLTA ÀS AULAS PRESENCIAIS
Fonte: Jornal Hoje/TV Globo. Depois de mais de um ano sem aulas presenciais, em virtude da pandemia, as escolas estaduais reabriram em Alagoas. Os alunos tiveram que seguir protocolos sanitários para evitar o coronavírus. Mas, é importante que se diga, o retorno ainda é parcial. Nos próximos meses, haverá [...]
PANDEMIA: EDUCAÇÃO BRASILEIRA PASSA POR RETROCESSO
Fonte: Globonews. 27 de Julho de 2021. Este artigo tem por objetivo apresentar os principais desafios enfrentados pelas escolas públicas brasileiras ao longo do combate à pandemia da Covid-19 e suas principais consequências para o projeto educacional nacional, sendo o aumento da evasão escolar a principal delas. [...]
ESCOLAS CÍVICO-MILITARES NÃO SÃO SOLUÇÃO
Esse artigo tem por objetivo apresentar alguns pontos sensíveis acerca do Programa de Escolas Cívico-Militares (PECIM), seus aspectos positivos e negativos e discutir se a sua aplicabilidade se estende para a todas as situações educacionais ou apenas em ocasiões específicas.