No Escola da Vida de hoje, a educadora Andrea Ramal destacou que o Brasil ainda não está preparado para a adoção do ensino domiciliar. Porém, em virtude da pandemia da Covid-19, o estudo a distância é uma necessidade. A educadora questionou o secretário estadual de educação do Rio de Janeiro, Pedro Fernandes, sobre como os estudantes serão orientados neste período de distanciamento social e se o estudo dirigido está entre as alternativas que serão propostas.
A importância do papel dos responsáveis
“É importante chamar a atenção para o papel dos responsáveis. E que crianças e jovens entendam que não estamos em período de férias, para que não haja prejuízo no aprendizado e não fiquem ‘enferrujados’, tendo que reaprender conteúdos já vistos em sala de aula. O horário que seria destinado à escola deve ser dedicado e organizado para o estudo.”
Sobre o estudo dirigido, Pedro Fernandes contou que a edição de um material impresso está entre as alternativas pensadas, principalmente para os alunos do Ensino Fundamental, e que as particularidades dos estudantes serão atendidas conforme suas necessidades. Disse também que, em um momento tão delicado como o que estamos vivendo, as famílias precisarão de mais atenção e orientação.
Se você acompanha e gosta do conteúdo produzido pela educadora Andrea Ramal, então confira o artigo Dia da Escola: Andrea Ramal fala sobre os desafios da pandemia.