BOM DIA RIO: PAIS FALAM DOS DESAFIOS DE FAZER O PAPEL DA ESCOLA EM TEMPOS DE NOVO CORONAVÍRUS

/, Educação em Casa, Educação no País/BOM DIA RIO: PAIS FALAM DOS DESAFIOS DE FAZER O PAPEL DA ESCOLA EM TEMPOS DE NOVO CORONAVÍRUS

Fonte: Bom dia Rio

 

Com a suspensão das aulas devido à pandemia do novo coronavírus, as instituições de ensino tentam manter as aulas e as lições a distância, o que também representa um desafio para os pais, muitas vezes, sobrecarregados. E o desafio tem sido grande, relatam muitos pais e mães.

Aplicativo, ensino a distância, videoaula funcionam na educação infantil?

“Não temos como dizer se funcionam ou não porque está tudo improvisado até o momento. A educação híbrida, que é parte a distância e parte presencial, e o ensino domiciliar precisam de um planejamento muito cuidadoso e da preparação dos professores, dos materiais, dos recursos e das famílias. Não houve tempo para isso. A Prefeitura está distribuindo atividades descontextualizadas. Qualquer criança do Rio de Janeiro tem recebido a mesma atividade escolar. Isso pode causar perda de vínculo com a escola. Além disso, não são todos os pais brasileiros que estão preparados para auxiliar os filhos na educação em casa. Temos um número enorme de responsáveis que não têm preparação e formação acadêmica para essa tarefa. A família precisa ser capacitada pela escola. Cabe à escola dizer aos pais o que eles devem fazer com as crianças da pré-escola e do início do fundamental para que não percam esse vínculo com o colégio e fiquem com a mente sempre ativa, para que assim voltem a aprender quando as instituições escolares forem reabertas”.

A educadora Andrea Ramal dá dicas para ajudar no ensino das crianças dentro de casa. “Existem atividades que podem ser feitas em casa que acabam gerando aprendizagem, como receita de bolo e brincadeira de costura. Essas atividades desenvolvem capacidades importantes para essa faixa etária”, ressalta.

Assista!
2020-06-01T12:41:03+00:00