Fonte: Veja 

 

A pandemia promoveu um corte abrupto nas formas pedagógicas tradicionais. De uma hora para outra estudantes e professores tiveram que migrar das aulas presenciais para o digital. Nosso objetivo com este artigo é explicar a dimensão dessa transição e as oportunidades que ela abre para o futuro da educação.

Para discutir os desafios dos professores frente às tecnologias e ao novo contexto da educação imposto pelo isolamento social durante a pandemia, a GEN Educação organizou o congresso virtual “De Repente, Professor Online”. A abertura contará com a presença da educadora Andrea Ramal. O evento é gratuito e aberto ao público.

A pandemia promoveu uma mudança abrupta na educação

“Com a pandemia do novo coronavírus, os estudantes precisaram, da noite para o dia, passar do presencial para o ambiente on-line, sem qualquer preparação para isso. As instituições de ensino superior também não estavam preparadas para orientar os estudantes, assim como os docentes. Assim, de repente, os professores que lecionavam em salas de aulas presenciais passaram a dar aulas virtuais. E é fundamental lembrar que a educação híbrida e o ensino domiciliar precisam de planejamento muito cuidadoso e preparação dos professores, materiais e recursos. Entretanto, não houve tempo hábil para isso”, argumenta Andrea.

A situação atual pode ser uma oportunidade para educação digital 

Doutora em Educação pela PUC-Rio, Andrea Ramal foi professora por 20 anos, é assessora de grandes empresas para a implementação de projetos de educação e integra o Conselho de Desenvolvimento da PUC-RJ.

“O que a situação atual promoveu pode ser uma oportunidade para as instituições manterem o uso de recursos digitais nas suas aulas no futuro, mas de uma maneira planejada”, analisa.

Com palestras, mesas-redondas temáticas, oficinas e trocas de experiências, o primeiro congresso virtual do GEN contará com a participação de palestrantes de diversas áreas do conhecimento e acontecerá entre os dias 16 e 19 de junho.

Se você gosta e se identifica com o trabalho da educadora Andrea Ramal, então você precisa conferir o artigo, “Bom dia Rio: pais falam dos desafios de fazer o papel da escola em tempos do novo coronavírus”.