Fonte: CBN

Este artigo tem por objetivo analisar como um elemento da nossa cultura popular como os sambas-enredos de escolas de samba podem servir de material didático para o ensino dentro de sala de aula. Para isso, a educadora Andrea Ramal toma como fio condutor os sambas-enredos da Viradouro e da Águia de Ouro, campeãs do grupo especial do Rio de Janeiro e de São Paulo.

No ‘Escola da Vida’, a educadora Andrea Ramal analisa o enredo da Viradouro, campeã do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro 2020. “Viradouro de alma lavada” falou sobre o grupo das Ganhadeiras de Itaupã, quinta geração de mulheres que lavavam roupa na Lagoa do Abaeté e faziam outros serviços em Salvador em busca da compra de sua alforria. A Doutora em Educação pela PUC-Rio comenta ainda sobre o enredo da Águia de Ouro, campeã do Grupo Especial do carnaval de São Paulo 2020, que falou sobre o conhecimento, com destaque para o educador Paulo Freire.

Enredo da Unidos do Viradouro 

“Fiquei encantada com o enredo da Viradouro. Inclusive, não foi a única escola de samba que trouxe um enredo social, político e também educacional. O enredo me deixou muito feliz porque aborda a cultura afrobrasileira, resgata a origem da nossa história e também personagens que, muitas vezes, são esquecidos dos livros de História. Ao trazer a figura das Ganhadeiras, notamos que a história também acontecia nas ruas, no dia a dia, no que o povo vivia cotidianamente. No desfile, vimos como eram os costumes e a luta da mulher pela independência. E isso é muito rico! Seria muito interessante que a letra do samba fosse levada para as escolas para ser estudada”, destaca a educadora.

Enredo da Águia de Ouro 

“O Paulo Freire vive um momento de muita polêmica. Muitas pessoas pensam que o fracasso do ensino se deve às ideias do educador. Entretanto, o Paulo Freire não pode ser lido fora do contexto. Ele escreveu e militou em uma época em que era necessário revolucionar as formas de ensinar, que eram muito autoritárias e excludentes. O Paulo Freire nos ensinou sobre a importância do protagonismo do estudante e de trazer a linguagem do aluno para sala de aula, bem como valorizar as histórias de comunidades esquecidas. A ideia do enredo da Águia de Ouro de resgatar a figura do Paulo Freire, tão importante para a nossa educação, foi ótima!”, comemora a especialista.

Se você acompanha o trabalho da educadora Andrea Ramal e se interessa pelas últimas tendências em educação, não deixe de ler o artigo ESCOLAS MUDAM BASE CURRICULAR PARA ATENDER EXIGÊNCIAS DO GOVERNO E DO MERCADO DE TRABALHO.