No Escola da Vida, a educadora Andrea Ramal comenta sobre educação, comportamento e valores durante o Carnaval. A doutora em Educação pela PUC-Rio falou sobre a questão do lixo, da bebida alcoólica, dos excessos e do exemplo dos pais.
“Está na hora de fazermos a nossa parte”
“A gente vive falando sobre o que o governo deveria fazer, criticamos muitas ações, porém chega a hora de mostrarmos, na prática, o que deveria ser feito. Sobre a questão do lixo, por exemplo, sempre comentamos que queremos uma cidade limpa. O Carnaval, entretanto, é um período em que vemos cada vez mais e mais toneladas de lixo na rua. Está na hora de fazermos a nossa parte. Não quero ser chata e moralista, dizendo o que os foliões devem ou não fazer, porém isso extravasa esse período. É uma questão de postura cidadã, de tentar fazer nossa parte, para nos divertirmos sem estragar o espaço público e a liberdade dos outros”, destaca a educadora.
“O Carnaval traz diversas questões para refletirmos sobre valores, que vêm da educação”, analisa Andrea.
Se você se interessa por Carnaval e deseja saber como essa festa pode se converter em uma ferramenta educativa, então você precisa ler o artigo: Educadora Andrea Ramal analisa os enredos vencedores da Viradouro e da Águia de Ouro