
Fonte: Encontro com Fátima Bernardes, Globo. 05 out. 2020
No programa Encontro, Andrea Ramal comentou sobre a situação da brusca mudança entre o ensino presencial para o on-line: “ninguém estava preparado para um ensino on-line, exige uma série de competência: auto disciplina, uma programação muito grande, um certo rigor consigo mesmo. A conclusão é que muitos alunos não conseguiram aproveitar”.
A especialista em educação tirou algumas dúvidas de alunos de uma escola estadual de São Paulo. Questionada sobre o medo da contaminação nos ambientes escolares podendo atrapalhar na concentração e no desempenho dos estudantes, Andrea Ramal concordou: “vamos ter um Enem completamente diferente de todos os anos. São milhares de salas de aulas em mais de cinco mil municípios pelo país, com milhões de alunos que vão fazer o Enem e precisa ter sala de aulas devidamente arejadas, com a higienização para cada estudante, com devido distanciamento. Teremos essas estruturas?” pergunta a especialista em educação, acrescentando sua dúvida de que o Enem aconteça em 2021. “Meu receio é chegar perto da hora e não ter essas estruturas. É preciso distribuir as provas impressas por todas as salas de aulas, além da higienização e do controle. Vai ser um ano atípico e as autoridades vão ser decisivas para que tudo ocorra bem e os alunos possam fazer a prova tranquilos.”
Volta às aulas e os principais desafios do ensino em 2023
Neste artigo, a especialista Andrea Ramal propõe uma reflexão acerca das voltas às aulas após a pandemia e do resultado no aprendizado dos alunos.
Melhorar o Ideb e aumentar salários dos professores são desafios do Estado do Rio
Este artigo fala sobre as melhorias previstas pelo Ideb e a projeção salarial dos professores do Estado do Rio de Janeiro.
Crise provoca crescimento na procura por bolsas nas escolas
Este artigo é o resultado de uma série de debates, ocorridos ao longo do ano de 2022, sobre as estratégias familiares para enfrentar os desdobramentos da crise econômica decorrente da pandemia e seu desdobramento imediato na educação de crianças e adolescentes.