O mês das férias terminou e muitas famílias que matricularam seus filhos no segundo semestre estão vivendo o período de adaptação escolar.
Enquanto algumas crianças acostumam-se rapidamente com a novidade, outras estranham a nova rotina e dão um pouco mais de trabalho até se adaptarem à escola. Tristeza, insegurança, frustração, medo ou ansiedade são sintomas comuns e em geral, somem em poucas semanas, segundo a doutora em Educação pela PUC-Rio Andrea Ramal.
Segundo Andrea Ramal, ficar próximo dos filhos é imprescindível, pois traz segurança à criança. “Ficar longe e só se aproximar quando choram é ruim, pois a criança entende que, quando chorar, vai ter o responsável, e isso contraria a autonomia”.
Acolhimento é essencial
A escritora defende que acolher os sentimentos dos filhos é a melhor saída nesse momento.”Deixe seu filho falar sobre o que está sentindo e se mostre disponível para ouvir e ajudar. Explicar os motivos para entrar na escola ou mudar de colégio, caso tenha acontecido, também é essencial. Tudo fica mais fácil de entender e aceitar quando conhecemos os porquês”, diz.
Fale da escola com entusiasmo
Andrea explica também que os pais devem controlar a ansiedade, já que a escola é um dos melhores locais que a criança poderia estar. Além disso, ela orienta aos pais falarem do local de estudo com entusiasmo, pois isso ajuda no processo de adaptação.
“Sempre se refira a boas lembranças: diga ao seu filho que ele vai rever os amigos, aprender coisas interessantes, ter momentos de brincadeiras. E evite falar com “pena” do período de férias que se encerrou”.
ANDREA RAMAL FAZ PALESTRA NA APPAI – Associação de Professores
Andrea Ramal fez uma palestra no Congresso Anual da APPAI. Nela, a pedido da organização, a professora relatou os principais momentos de sua trajetória na educação, à luz de ideias pedagógicas [...]
CONGRESSO DEBATE A PREPARAÇÃO DOS PROFESSORES
Começa amanhã, terça-feira, dia 5, o Congresso de Educação, promovido pelo Grupo GEN, com o tema “Preparado para ser um novo professor?" O evento é online e gratuito e vai [...]
ASSOCIAÇÃO DE ANTIGOS ALUNOS DA PUC-RIO COMPLETA 70 ANOS
A Associação de Antigos Alunos da PUC-Rio (AAA) está completando 70 anos e está promovendo uma série de bate-papos online batizada de "Conversa com café". Fiquei muito feliz por participar da terceira edição, [...]