CURSOS DE FÉRIAS AJUDAM A TURBINAR O CURRÍCULO

/, Tendências/CURSOS DE FÉRIAS AJUDAM A TURBINAR O CURRÍCULO

Fonte: ExtraAutora: Ana Clara Veloso

 

Neste artigo, a educadora Andrea Ramal dá algumas dicas pertinentes para todos aqueles que desejam encorpar ainda mais o seu currículo com algum tipo de curso de férias. Esses cursos são uma ótima oportunidade de estabelecer relacionamentos de mercado, enriquecer o currículo e definir uma carreira para seguir.

De março a dezembro, não sobra tempo para fazer um curso desejado? Então aproveite o período de férias escolares, que pode ser uma boa oportunidade para resolver a pendência. As instituições de ensino de nível superior costumam realizar cursos de férias, de curta duração, em janeiro e fevereiro.

Vantagens

Segundo a educadora Andrea Ramal, as capacitações têm, em geral quatro funções: turbinar o currículo simplesmente; diversificá-lo, com um curso que não diz respeito necessariamente à sua formação inicial, já que os currículos mais abrangentes são os mais valorizados atualmente; descobrir um talento, nos casos em que há dúvidas sobre qual carreira seguir; e estabelecer relacionamentos no mercado.

Cuidados

Embora haja muitos benefícios nessa escolha de estudar durante as férias, nem todos os cursos são proveitosos. Andrea recomenda cuidados antes de se matricular:

— Não se deve escolher o curso apenas pelo título. O futuro aluno deve olhar a ementa, tentar descobrir as leituras que serão feitas e os temas das aulas. Se o curso é online, procure saber se tem certificado. E sempre cheque informações com amigos ou pessoas de referência em sua área, para saber se gostaram ou se conhecem alguém que tenha cursado — afirma a educadora.

É importante ainda ver nos sites de reclamações se existe algo que desabone o curso. E prestar atenção na reputação da instituição que o oferece.

Descanso necessário

Mesmo com tantas opções de cursos nas faculdades, Andrea Ramal orienta reservar um tempo para o descanso:

— A pessoa deve utilizar as férias, em primeiro lugar, para recuperar as energias e ter uma melhor produtividade ao longo do próximo período profissional. Não é recomendado lotar a agenda com grande quantidade de cursos.

Se você se interessa pelos debates sobre educação e acompanha o trabalho desenvolvido pela educadora Andrea Ramal, não deixe de conferir o artigo EDUCADORA ANDREA RAMAL ANALISA OS ENREDOS VENCEDORES DA VIRADOURO E DA ÁGUIA DE OURO, no qual Andrea Ramal demonstra como enredos de escolas de sambas podem ser um material riquíssimo para o ensino em sala de aula.  

Se você gostou do artigo acima e deseja lê-lo na íntegra, basta acessar o link:

DIA DA ESCOLA: ANDREA RAMAL FALA SOBRE OS DESAFIOS DA PANDEMIA

15 de março de 2022|0 Comments

Esse texto tem como propósito sublinhar as principais dificuldades encontradas por professores e demais profissionais da educação no retorno às aulas presenciais após dois anos de pandemia. Além disso, pretende assinalar as principais ferramentas pedagógicas para mitigar os estragos causados à educação pela covid-19.  

JORNAL NACIONAL: ANDREA RAMAL FALA SOBRE O RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS

8 de fevereiro de 2022|0 Comments

Neste artigo a educadora Andrea Ramal discute sobre o retorno às aulas presenciais no município do Rio de Janeiro e sobre as medidas de profilaxia tomadas pela Secretaria Municipal de Educação. Ficou interessado no tema? Então não deixe de ler o texto que preparamos especialmente para você.

PANDEMIA MUDA HÁBITOS DOS CARIOCAS

17 de dezembro de 2021|0 Comments

Este artigo tem como objetivo entender como hábitos educacionais desenvolvidos ao longo de dois anos, em decorrência do avanço da Covid-19 no mundo, tendem a se perpetuar no pós-pandemia e a [...]

2022-03-20T11:28:38+00:00