
Novo coronavírus causa preocupação no mundo. Foto: Cadu Rolim / Fotoarena / Agência O Globo
No ‘Escola da Vida’, a educadora Andrea Ramal fala sobre os reflexos do coronavírus na área da educação, com a possibilidade de suspensão de aulas ou antecipação de férias. Dentro de quatro semanas, o Rio de Janeiro deve enfrentar o pico da doença, segundo o secretário de Saúde, Edmar Santos.
Coronavírus na escola
“Pelo que tudo indica, provavelmente, as aulas serão suspensas. Nas próximas semanas, as escolas devem preparar estudos dirigidos e orientar os pais para esse período. Não passamos por um bom momento na educação, porém é um motivo de força maior. Se as escolas estivessem melhor equipadas e todos tivessem acesso à tecnologia em casa, não seria tão prejudicial. Por isso, talvez devamos voltar à época do estudo dirigido, em que o professor programa as atividades no livro didático e orienta os pais sobre como acompanhar. É importante para que os alunos não percam tempo e nem o ritmo de aprendizado”, aconselha a educadora.
Coronavírus em casa
“Sempre é importante conscientizar e tranquilizar os filhos. Provocar ansiedade e terror nas crianças não ajuda nesse momento. Deve-se aproveitar o momento para educar, como ensinar a lavar as mãos corretamente, por exemplo”, orienta Andrea.