
Aqui você encontra os textos de Andrea Ramal publicados regularmente no portal de notícias G1, numa seção que aborda a educação nas diversas esferas: em casa, na escola, no país.
Ensino superior: entre o abandono e o baixo desempenho, poucos se destacam
Os governantes costumam se vangloriar por expandir as matrículas do ensino superior, mas isso é uma falácia. No Brasil, o mais difícil não é colocar o aluno na faculdade, e sim garantir que ele saia bem formado, com todas as competências para o alto desempenho profissional.
Se nada der certo: quando o preconceito começa na escola
Já havia acontecido no Domingão do Faustão, da TV Globo: Tatiele Polyana, participante do BBB14, contou sobre seus planos profissionais e finalizou dizendo que “se nada der certo, viro bailarina”, apontando para o elenco de dançarinas do programa. O apresentador não deixou a ofensa passar em branco e retrucou de bate-pronto: “Olha, não é assim não! As bailarinas aqui têm que estudar bastante! ”.
EaD não é remendo (mas pode ser impulso para o ensino médio)
Bastaram algumas horas para que o MEC voltasse atrás, ao perceber o engano que cometera ao autorizar a educação a distância para o ensino fundamental (regulamentação do artigo 80 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional). Ao falar de EAD autorizada em “situações emergenciais”, o texto abria possibilidades arriscadas.
Abuso e exploração sexual contra crianças: como ajudar na identificação e no combate
Organizações e instituições de todo país promovem nesta quinta-feira, 18 de maio, o Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.
Três passos essenciais para se dar bem no Enem (ou Tirar nota mil na redação? Por que não?)
Três passos essenciais (planejamento, foco e disciplina) e lança o desafio: "tirar nota mil ou estar entre os aprovados? Por que não?".
Plágio na redação do Enem: MEC também é responsável
O candidato que faz a redação do Enem copiando trechos que decorou de “redações-modelo” engana a si mesmo. A prova de redação existe para verificar competências como análise crítica, visão global, habilidade de argumentação, capacidade de propor soluções para problemas concretos. Isso será necessário na vida acadêmica e quem frauda o exame pode entrar no ensino superior sem os requisitos básicos.