Fonte: Bom Dia Rio, Globo. 20 de abril de 2021.
A pandemia, com a consequente perda de renda, fez com que muitas famílias transferissem os filhos de escolas particulares para públicas. Segundo dados da Secretaria Municipal de Educação do Rio do Janeiro, somente no ano passado, mais de 15 mil alunos da rede privada foram para a pública. Se levarmos em conta apenas os números do primeiro trimestre de 2021 esse número é percentualmente maior e chega a impressionantes 13 mil alunos.
Para Andrea Ramal, seria muito bom se esse movimento estivesse acontecendo pelo fato das escolas públicas se apresentarem como uma alternativa de qualidade, mas, infelizmente, o contexto não é esse. Segundo a educadora, os colégios municipais e estaduais passam por um momento extremamente complicado. “As escolas públicas, em sua maioria, não tem a estrutura necessária e muitas vezes os professores não se sentem tão preparados, além de não terem os recursos tecnológicos para fazer frente a um ensino híbrido com as características que precisamos hoje”.
Ainda segundo Andrea Ramal, o ideal é não se desesperar e confiar nos professores. E a educadora deixa um recado: “Lembre-se que a diversidade e o contato com pessoas de outras culturas e com outras bagagens é algo que é sempre muito enriquecedor em termos humanos para o desenvolvimento integral do estudante, assim como acompanhar a vida escolar dos filhos”.