Foto: Divulgação

Fonte: Extra Autora: Evelin Azevedo

 

O bullying é uma realidade e um problema em muitas escolas. Professores e pais estão sempre procurando maneiras de diminuir os estragos desse tipo de violência. Pesquisadores da Universidade do Missouri, nos Estados Unidos, descobriram que os estudantes que sentem um maior senso de pertencimento a grupos de colegas, família e comunidade escolar são menos propensos a se tornarem valentões, ou seja, a praticar bullying.

— Quando o aluno se sente valorizado e pertencente a um grupo, a autoestima aumenta e ele tende a não se comportar de forma a intimidar colegas. É importante lembrar que o bullying só existe porque há uma plateia. Em torno daquele que agride e daquele que é atacado estão colegas que dão risada e aplaudem — diz a educadora Andrea Ramal.

Pesquisa

Foram analisadas as respostas de mais de 900 alunos do ensino médio de escolas rurais americanas. Os resultados indicam que quanto mais o aluno se sente bem entre os colegas e a família, maior a probabilidade de se sentirem pertencentes à escola. Além disso, quanto mais eles acham que fazem parte da comunidade escolar, menos eles relatam comportamentos de bullying. Isso indica que os pais podem desempenhar um papel proativo no aumento do sentimento de pertencimento da criança na escola, concentrando-se em melhorar o pertencimento à família.

— Ao encorajar os irmãos a apoiarem uns aos outros, os pais podem ajudar seus filhos a sentirem que seus interesses são aceitos e que eles se encaixam dentro da unidade familiar — indica Christopher Slaten professora da Faculdade de Educação da Universidade do Missouri.

LIVE EDUCAÇÃO NA PRÁTICA

7 de agosto de 2020|0 Comments

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