
Escola municipal no Rio. Crédito: Wikipédia
No ‘Escola da Vida’ do dia 18 de julho, a educadora Andrea Ramal volta a analisar os dados do relatório do Tribunal de Contas do Município que aponta falhas na área da educação na cidade do Rio de Janeiro. A secretária municipal de Educação, Talma Suane, participou do quadro e falou sobre a situação da rede e o que vem sendo feito pela gestão.
“O retrato feito pelo Tribunal de Contas do Município preocupa, já que o desempenho educacional está ligado à maneira como a escola é capaz de acolher as crianças. Quando recebemos uma visita na nossa casa, nos preocupamos com o ambiente estar acolhedor para que a visita se sinta bem, mostrando, assim, que valorizamos sua presença. O mesmo acontece com o aluno. Ele deseja encontrar um colégio arrumado e organizado. E quando o estudante chega numa escola sem estrutura, se sente desvalorizado. Consequentemente, a autoestima cai e a possibilidade de aprender mais também”, analisa a especialista.
Volta às aulas e os principais desafios do ensino em 2023
Neste artigo, a especialista Andrea Ramal propõe uma reflexão acerca das voltas às aulas após a pandemia e do resultado no aprendizado dos alunos.