ENCONTRO: UM BATE-PAPO SOBRE A VOLTA ÀS AULAS

/, Educação no País, Encontro com Fátima Bernardes/ENCONTRO: UM BATE-PAPO SOBRE A VOLTA ÀS AULAS

No Encontro com Fátima Bernardes, a educadora Andrea Ramal explica que os pais precisam encarar a volta às aulas como uma coisa boa.

A Doutora em Educação pela PUC-Rio explica que é bom misturar as turmas para que as crianças aprendam coisas diferentes. “A separação dos alunos em determinadas turmas tem um objetivo pedagógico, que é favorecer o inter-relacionamento e mesclar um pouco os grupos. Se todas as turmas tiverem as mesmas características não há enriquecimento para o aluno. Vejo mães dizendo que o filho é calmo, mas foi colocado em uma turma de bagunceiros. Isso é bom para contrabalançar. A turma precisa ser um grupo mais equilibrado e heterogêneo, onde um aprende com os outros”,

“O momento de volta às aulas é de adaptação. Os pais precisam acompanhar a preparação do material escolar e mostrar que a criança ou o adolescente não estão sozinhos nesse momento. A família deve conversar de maneira positiva sobre a escola, mostrando que o aluno vai reencontrar os amigos, aprender coisas novas, vai se desenvolver e descobrir assuntos interessantes. Nunca se deve falar da volta às aulas de forma negativa, como ‘Acabou a brincadeira, agora é momento de estudar’ ou ‘Ah, que pena. Também me sentia assim no último dia de férias’, como se estudar não fosse importante e interessante.

Confira o vídeo completo no Globoplay!
2022-03-22T09:45:20+00:00