Os livros didáticos sempre foram um recurso fundamental para a aprendizagem na escola e na universidade. A experiência dos estudantes de hoje, porém, começa a se modificar. Com milhares de conteúdos online gratuitos na internet, o avanço das metodologias ativas de ensino e o aumento do acesso à rede, cabe a pergunta: ainda precisamos de livros didáticos?
É claro que sim, mas tanto o formato como o papel desses livros está se modificando. É o que observamos, por exemplo, na educação básica nos EUA. Com uma razão de um computador para cada cinco alunos na maioria das escolas e quase todos os professores com acesso ao computador em sala de aula, abriram-se possibilidades fantásticas para quem produz material de ensino. As editoras lançaram plataformas digitais para estudantes e professores e também começaram a enriquecer os livros com recursos como vídeos, áudios ou simulações.
No Brasil verificamos o mesmo fenômeno, inclusive no ensino superior. As editoras passaram a se conceber, muito mais do que como produtoras de livros tradicionais, como organizações de apoio à educação presencial e online, oferecendo material didático digital, disciplinas online e variadas midiatecas, que ajudam o professor a ensinar de novas formas. […]