Escolas estaduais de Ensino Médio tiveram mau desempenho no Ideb. A nota obtida, 3,9 no cômputo geral, foi inferior à conquistada pelo Sudeste e a de 11 unidades da federação. O número ainda foi inferior a 1,6 projetada para o ano de 2021. 

 

O governador Cláudio Castro confirmou que cumprirá a promessa de campanha e implementará o novo piso nacional dos docentes, no valor de R$ 3.845,63, mas ainda não se sabe como a medida será implementada. 

 

Falta de professores 

Segundo especialistas do Ideb, a melhoria visa suprir a carência de 7.832 profissionais segundo o documento encaminhado à Comissão de Educação da Assembleia Legislativa. O município de Nova Iguaçu, por exemplo, tinha uma carência maior de professores de matemática e inglês, respectivamente, 100 e 90. 

 

A Secretaria Estadual de Educação nomeou na semana passada 600 aprovados nos concursos realizados nos anos de 2013 e 2014. A decisão foi tomada após firmar um Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público. E informa ainda a possibilidade de autorizar a convocação de mais dois mil professores

 

Números Subdimensionados 

A realidade do aprendizado do Rio de Janeiro pode estar subdimensionada. Segundo números do Inep, menos de um terço dos estudantes de 1.094 unidades de Ensino Médio, realizou as provas de Português e Matemática. 

 

Porém, vemos que as escolas que ficaram de fora, estão localizadas em áreas de alto risco no estado, onde muitas vezes as escolas são fechadas por influência do tráfico, prejudicando os alunos

 

Segundo a educadora Andrea Ramal, para que o ensino do Rio deixe de ser rotulado como um dos piores do país, é necessário motivar as famílias, valorizar e capacitar os professores e melhorar a estrutura das escolas.

 

“Por que a Educação é pior no Rio de Janeiro se compararmos com outros estados? Basta vermos a sucessão de governadores envolvidos em corrupção. Todas as pastas do estado perderam com esses episódios”, ressalta.

 

Se você se interessou pelo tema e quer fazer uma leitura completa do assunto, clique em Melhorar o Ideb e aumentar salários dos professores.