Você consegue imaginar por que a estrutura escolar, os métodos e a rotina em sala de aula parecem se repetir há anos? Uma pesquisa realizada pela antropóloga Lauren Herckis, na Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos, pode ter encontrado a resposta: ela concluiu que os profissionais da educação têm receio de inovar ou implantar novas práticas por medo de parecerem estúpidos e passar vergonha diante dos alunos.
Herckis acompanhou por mais de um ano uma série de reuniões de professores e teve acesso aos emails trocados pelos docentes para observar o modo como discutiam estilos de ensino e, principalmente, possibilidades de inovações. Como resultado, constatou que os professores da instituição não costumam adotar métodos inovadores, apesar de a universidade ser referência em pesquisa sobre métodos de aprendizagem.
As inovações implementadas pelos docentes também não foram aproveitadas além do seu ponto de origem. Um exemplo disso é um dos cursos online de estatística da universidade, cujo modelo de ensino a distância foi considerado altamente eficaz para atingir objetivos em metade do tempo previsto. Esse modelo, no entanto, não foi aplicado a outros cursos do departamento, nem mesmo na versão presencial do curso. […]