Há muito tempo se fala da necessidade do investimento maciço em educação. Segundo levantamento feito pelo Ministério da Educação, quase metade dos colégios públicos brasileiros do país não possuem biblioteca. O Brasil possui hoje mais de 184 mil escolas públicas, no entanto mais de 90 mil não têm biblioteca à disposição dos alunos e professores. O estudo revela também que o estado do Maranhão é o mais carente nesse quesito, com 84,4% de escolas sem biblioteca. Já o Distrito Federal possui 88% das instituições públicas com espaço para leitura, e no Rio de Janeiro a taxa chega a 73%.

Segundo a educadora Andrea Ramal, Doutora em Educação pela PUC-Rio, “a biblioteca na escola é muito importante porque ajuda a desenvolver a prática da leitura, o hábito. É uma primeira oportunidade para as crianças começaram a se aproximar e se apaixonar pelo universo maravilhoso da literatura. Além disso, existem outros benefícios. Algumas famílias não possuem recursos para comprar livros, por isso a biblioteca no colégio é uma oportunidade para as crianças pedirem livros emprestados e levarem para casa. Além disso, existem famílias que aproveitam esse empréstimo para ensinar valores. Isso porque quando o aluno pega um livro emprestado, ele precisa devolver no prazo e cuidar do livro porque outras pessoas vão ler depois. Tudo isso também forma atitudes importantes em uma educação mais integral”, destaca a educadora.

“A falta de bibliotecas tem relação com o contexto mais geral da educação, que é a falta de recursos nas escolas. Lamentavelmente, ainda temos muitas escolas públicas sem bibliotecas, sem quadra esportiva, sem laboratório de ciências e sem um espaço de informática adequado. A infraestrutura precisa melhorar muito para atender as necessidades dos estudantes de hoje. Com mais recursos, o professor conseguiria ensinar melhor e a criança também ficaria mais motivada, reduzindo, assim, o risco do aluno abandonar os estudos ao longo dos anos”, comenta a especialista.

A educadora também reforça a importância dos pais incentivarem a leitura. “Formar para a valorização da leitura é uma parceria entre escola e família. Cabe aos pais ler junto com as crianças, criar um cantinho da leitura, estabelecer um horário da leitura e dar o exemplo. Filhos de pais leitores tendem a se tornar leitores também”, aconselha.