
Fonte: RJ1. 14 de abril de 2021.
Os educadores debatem, cada vez com mais frequência, as dificuldades encontradas pelos alunos relacionadas ao ensino remoto. Enquanto estudantes das classes A, B e C conseguem avançar por terem condições melhores de estudo, com serviço de internet de qualidade, acesso a canais de TV por assinatura e acesso a diferentes materiais, os estudantes de classe D e E buscam alcançar oportunidades equivalentes. A maioria, no entanto, segue estudando por menos de duas horas por dia.
E não foram apenas os alunos que encontraram problemas diante desse novo modelo de ensino. Os professores também destacam as inúmeras dificuldades encontradas para a adoção do ensino remoto, sendo que as principais estão ligadas à necessidade de mais horas de treinamento.
Segundo a educadora Andrea Ramal, autora do livro Redação Excelente para ENEM e Vestibulares e Doutora em Educação pela PUC-Rio, o ensino remoto requer a adoção de técnicas e métodos próprios, incluindo materiais criados ou adaptados para esse modelo.
“Infelizmente, os professores não receberam a devida preparação, foram dormir como profissionais que atuavam no modelo presencial e acordaram precisando ministrar aulas no ambiente online”, explica.
ALUNO REPRODUZ O QUE VIVE EM CASA, DIZ ANDREA RAMAL AO JORNAL O GLOBO
Em entrevista ao jornal O Globo, para o jornalista Madson Gama, em 29/9/2024, Andrea Ramal abordou o aumento de casos de discriminação nas escolas e a influência do ambiente familiar no comportamento dos alunos [...]
Pai solteiro pede orientação para escolher uma escola para o filho
A escolha da escola para os filhos é uma das decisões mais significativas que os pais têm que fazer, uma vez que impacta diretamente no desenvolvimento educacional, social e emocional da criança. Esse processo, muitas vezes [...]
O “não” pode ser um ato de maior amor do que um “sim”
Você já parou para refletir sobre a importância do "não" na educação dos seus filhos? Muitos pais evitam dizer "não" aos pedidos que seus filhos fazem, frequentemente, por acreditarem que o "sim" é uma espécie de compensação. [...]