A proximidade das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – que serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro – pode deixar os candidatos ansiosos, mesmo aqueles que se prepararam durante meses. Você já estudou os principais assuntos e revisou as matérias. E agora? O que fazer nestas semanas que antecedem o processo seletivo?
Para chegar bem no dia do exame, professores recomendam reduzir os estudos, focar a resolução de provas de outros anos e adotar diferentes técnicas de relaxamento para ajudar no nervosismo.
“O ideal é reduzir o ritmo de estudos, fazer provas anteriores e exercícios simulados, e experimentar na prática o que é a prova”, recomenda a educadora Andrea Ramal. Ela sugere ao aluno que faça uma prova inteira, de preferência em um ambiente fechado e sem interrupções, com água e lanche, para se habituar à sensação de ficar por quatro ou cinco horas debruçado sobre a prova.
“Enem é prova de resistência física, por ficar sentado tanto tempo, e psicológica. Chegar à prova com a mente muito cansada não é recomendado”, completou. Ramal aconselha também que os candidatos procurem fazer algumas atividades de relaxamento, de respiração e tenham momentos de lazer a poucos dias da prova.
Apoio da família
Andrea destaca também a importância do apoio da família nesse momento pré-Enem. “É importante evitar situações de pressão: ‘Essa hora todo mundo estudando, e você não’, ‘Só quero ver se vai passar, seu irmão passou’. Pode não parecer, mas isso abala o candidato”, apontou.
Fique por dentro
As provas do Enem serão realizadas no dias 3 e 10 de novembro. Nesta semana, o Ministério da Educação (MEC) divulgou os locais de exame para os 5,1 milhões de participantes da edição deste ano. As informações estão no Cartão de Confirmação do candidato, que pode ser acessado na página do estudante na internet ou pelo aplicativo do Enem.