Mais de cinco milhões de estudantes fazem nos próximos dois domingos o Exame Nacional do Ensino Médio. A BandNews FM deu dicas para se organizar e tirou dúvidas sobre conteúdos.
O relógio corre contra o tempo do aluno que não se organiza. Uma estratégia é começar com as questões que o vestibulando tem mais facilidade, sugere a Doutora em Educação pela PUC-Rio Andrea Ramal. “Na hora de fazer a prova, o ideal é iniciar com as perguntas mais fáceis para o candidato. A primeira passagem que o vestibulando faz pelas folhas da prova deve ser resolvendo as questões que tem mais segurança para gastar menos tempo. Depois ele se dedica às questões mais complexas. Dessa maneira o aluno gerencia mais adequadamente o tempo”, aconselha a especialista.
Nessa reta final do Enem também é uma boa ideia consultar provas de anos anteriores. “É uma espécie de simulado que o próprio candidato se aplica. O aluno deve montar um ambiente de estudos, sem consultar materiais, e se desconectando das redes sociais e do celular, como se fosse no dia da avaliação. Isso ajuda muito não só para revisar conteúdos e para saber os pontos fracos para depois reforçar ao longo da semana, mas principalmente para treinar o que vai passar no momento da prova”, orienta a educadora.