Fonte: Jornal GloboNews edição das 10h. 15 de abril de 2021.

Não é novidade que, desde antes da pandemia, a educação brasileira já era extremamente, com uma enorme e crescente distância  entre os alunos de escolas públicas e particulares. No entanto, a partir do agravamento da Covid-19, esse abismo aumentou. É como explica a educadora Andrea Ramal: “Naquele momento, antes da pandemia, o acesso à internet era apenas mais um fator que aprofundava  as diferenças entre as escolas públicas e particulares. Agora, a escola, em muitos casos, só pode ser acessada através da internet e assim, como resultado, temos o acirramento das desigualdades”, destaca.

 

O Brasil tem, hoje, um número muito pequeno, privilegiado até, de estudantes que continuam se comunicando, acessando conhecimento e aprendendo com professores. No entanto, existe uma enorme massa de alunos que sequer consegue acessar às aulas, o que para Andrea Ramal, poderá desmotivar os estudantes em relação à escola, aumentando os casos de reprovação e a evasão escolar. Ou seja, um enorme retrocesso na educação brasileira.

 

Andrea lembra que a discussão sobre a democratização do acesso à internet vem de antes dos anos 2000. “Nós percebemos que muito pouco foi feito. Precisamos apostar em políticas públicas para o acesso universal à internet e capacitar professores, famílias e alunos”, reforça.