Andrea Ramal comentou as ideias que professores tiveram para incentivar alunos que desistiram das aulas ou entraram em depressão “Não é todo mundo que pode fazer isso e para que não haja evasão, é preciso ter o apoio do poder público. Faltam políticas para incluir os alunos digitalmente para que todos tenham acesso a um computador e possam estudar. Falta também capacitar os professores para motivar os alunos mesmo em ensino remoto. Eles têm as técnicas para isso. Os professores foram lançados nessa situação, precisaram se virar e, felizmente, sabemos de experiências maravilhosas por todo o Brasil, pessoas que estão dando a volta por cima. É um desafio a mais, o professor já é alguém que muda o mundo, muda as pessoas e agora, na pandemia, ajuda a resgatar muitos que poderiam abandonar os estudos.”
Segundo a especialista em educação, os principais motivos do abandono escolar são a necessidade de entrar no mercado de trabalho por questões econômicas, mas também a desmotivação do aluno que tem dificuldade em entender conceitos distantes da sua realidade.
Mas existe igualmente uma diferença de abandono escolar ligada ao gênero: “as meninas têm a questão da gravidez ou precisam cuidar dos irmãos menores e executar tarefas de casa. A nossa sociedade machista acaba influenciando até na educação. Meninos abandonam por outros motivos, mas as meninas podem querer estudar e, às vezes, são forçadas a abandonar os estudos para cuidar da casa”, destacou Andrea