No ‘Escola da Vida’, a educadora Andrea Ramal comenta as polêmicas envolvendo o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o desempenho dos alunos na prova.
Enem 2019
O MEC identificou seis mil estudantes prejudicados por erro na correção da prova. Quanto ao desempenho dos inscritos, a nota média caiu nas quatro provas objetivas, em comparação com a edição anterior, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Além disso, apenas 53 candidatos tiraram nota máxima na Redação do Enem 2019. Cerca de 143 mil estudantes zeraram a prova e não vão poder participar do Sisu, plataforma de acesso às universidades públicas.
Retrato brasileiro
“O Enem é um retrato do que sempre falamos com relação à educação brasileira. O ensino médio brasileiro estagnado. Estamos nas últimas colocações nos exames educacionais internacionais e nossos indicadores, com Ideb e Prova Brasil, mostram notas fracas. Esse ano, a prova não foi mais difícil do que nas edições anteriores. O exame manteve o padrão. Portanto, o que explica esse declínio das notas é o enfraquecimento do aprendizado dos alunos nas escolas de ensino médio. Os alunos estão aprendendo menos do que poderiam e menos do que deveriam”, ressalta a especialista.
A Doutora em Educação pela PUC-Rio acrescenta que este baixo aprendizado no ensino médio cria um sério problema para o ensino superior. “Uma grande reforma do ensino brasileiro é necessária para mudar esse quadro, analisa.