A educadora Andrea Ramal analisa, no Encontro com Fátima Bernardes, o baixo número de professores no Brasil e destaca a importância da profissão para o país.

“Faltam professores no Brasil. Em algumas áreas mais ainda, como é o caso da Sociologia. Uma das razões, não a única, é a remuneração. O salário é baixo comparado com outras profissões de ensino superior e com outros países. Em alguns estados e municípios, nem o piso salarial é pago. Em países europeus, nos Estados Unidos e no Japão, o professor ganha, no início da carreira, seis vezes mais do que no Brasil”, comenta.

“A profissão de professor tem inúmeras recompensas que não passam pelo lado material. A primeira delas é a questão social. O professor é um transformador da sociedade. Grande parte dos docentes escolheu a carreira por um ideal, pensando em ser um agente capaz de mudar as injustiças sociais. As marcas que os mestres deixam em cada pessoa também é umas das recompensas. Os professores podem ser responsáveis até pela escolha da profissão do aluno. Os professores são fundamentais”, ressalta.