Fonte: Valor Econômico. 05 de março de 2021.

De acordo com a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), os estudantes universitários brasileiros seguirão optando pelo ensino online em 2022. A especialista em educação Andrea Ramal acredita que a pandemia é a principal razão pela qual este modelo foi se ampliando.

No entanto, a educadora entende que não basta apenas aplicar as ferramentas. É necessário aprimorar a formação de todos:
“A verdadeira educação a distância precisa de métodos específicos, treinamento dos professores e envolvimento das famílias. A pandemia deixou ainda mais claro que o Brasil ainda precisa avançar em políticas públicas ligadas à tecnologia na educação para que possamos adotar um ensino híbrido a partir da educação básica”, assinala Andrea.
No entanto, a especialista enfatiza a escassez de dispositivos móveis e acesso à internet para grande parte dos estudantes: “Milhões de alunos de escolas públicas ainda não contam com computador ou acesso à internet. Uma situação que preços ser mudada”, conclui a educadora.