PESQUISA MOSTRA PONTOS FRACOS E FORTES DOS JOVENS

/, Educação no País, Encontro com Fátima Bernardes/PESQUISA MOSTRA PONTOS FRACOS E FORTES DOS JOVENS

Pesquisa do Banco Interamericano de Desenvolvimento analisa os pontos fortes e fracos dos jovens de hoje. Segundo o levantamento, os adolescentes se vêem com autoestima elevada, acreditam que possuem habilidade em tecnologia, perseverança e organização para atingir metas. Para muitos empregadores, a realidade é diferente da expectativa. Muitos empregadores acreditam que uma grande parte dos jovens não fala inglês fluente, não faz cálculos simples, não sabe trabalhar em equipe e não possui responsabilidade. Ao todo, foram ouvidos 15 mil jovens, entre 15 e 24 anos, de nove países da América Latina e do Caribe. Infelizmente, o Brasil não está bem em diversas posições. A educadora Andrea Ramal, parceira do programa em assuntos educacionais, comentou os resultados da pesquisa no Encontro com Fátima Bernardes, da TV Globo.

Pontos fracos

“A pesquisa menciona a falta de habilidade em cálculos simples. Um cálculo simples, por exemplo, é dividir a renda mensal de uma pessoa por dois. Por isso, existe tanta rotatividade no mercado de trabalho. Os jovens não duram muito no trabalho, por conta dos motivos apontados pela pesquisa. Essa pessoa não se capacita e não continua estudando, então o mercado de trabalho acaba não tendo mais lugar para eles”, ressalta a educadora Andrea Ramal.

Como aprimorar as habilidades

“Para adquirir experiência e melhorar nos pontos fracos revelados pela pesquisa, o estágio é importantíssimo. É essencial buscar um estágio, mesmo que a remuneração não seja a esperada, pois é bom conhecer o mercado de trabalho desde o início da graduação. A habilidade de saber trabalhar em equipe, por exemplo, é desenvolvida em trabalhos em grupo do colégio e da faculdade ou na prática, integrando uma equipe com o chefe e os colegas de trabalho, tendo uma meta comum. É muito importante experimentar isso na prática o quanto antes”, analisa a especialista.

Assista!
2019-08-07T14:15:22+00:00