Para ter mais energia, trigêmeos vão comer macarronada antes do Enem

//Para ter mais energia, trigêmeos vão comer macarronada antes do Enem

Foto: Adriano Vizoni/Folhapress

 

Fonte: Folha

Especialistas costumam afirmar que o candidato deve se alimentar bem para conseguir um bom desempenho no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Para os trigêmeos de São Paulo, comer uma boa macarronada já virou um ritual antes das provas.

“Sempre costumamos comer uma macarronada e rezar antes de fazer a prova”, afirma Felipe Gomes de Melo, 17, que pretende ingressar em engenharia mecatrônica na USP (Universidade de São Paulo). Ele e os irmãos, Rafael e Lucas, estudam na mesma sala no Colégio Etapa, na zona sul da cidade.

A nutricionista Simone de Paula afirma que comer macarrão pode deixar o vestibulando com o fome durante o exame e, por isso, recomenda que o estudante leve um lanche extra. “O macarrão tem por característica a digestão rápida e isso pode causar falta de energia durante a prova”.

Paula diz ainda que o participante deve tomar um café da manhã reforçado e fazer uma refeição balanceada, com arroz, feijão, carne magra e salada, para não ter sonolência durante o exame.

Além da macarronada, os irmãos deixaram um pouco os livros e cadernos de lado e decidiram tirar esta sexta (4) para ir ao cinema e relaxar antes do exame, que acontece neste fim de semana. “Precisa relaxar. É essencial estar preparado física e mentalmente para a prova”, afirma Rafael.

Para Andrea Ramal, doutora em educação pela PUC-Rio, os trigêmeos acertam ao reduzir a carga de estudo diária, para não chegarem no dia da prova estressados. “No dia anterior, o participante não deve estudar mais, mas sim, tentar relaxar o corpo e a mente. O Enem é uma prova de resistência e chegar com energia é fundamental.” […]

Leia a matéria completa
2017-12-27T11:57:37+00:00