A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DO PROFESSOR PARA INCENTIVAR OS ALUNOS

/, Educação no País, Encontro com Fátima Bernardes, Profissão Professor/A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DO PROFESSOR PARA INCENTIVAR OS ALUNOS

A educadora Andrea Ramal, parceira do programa Encontro com Fátima Bernardes, da TV Globo, comentou sobre a importância do trabalho do professor no incentivo aos alunos e da pressão que os estudantes sofrem por notas altas.

Importância do trabalho do professor

“Às vezes, as pessoas se lembram do professor pela disciplina que ele dava – algumas, inclusive, seguem a carreira docente por conta de um professor que teve – mas, a maioria das vezes, o professor marca algum aluno por alguma lição mais voltada para a vida”, comenta a educadora Andrea Ramal.

Estímulo constante

“É importante quando o professor desafia o aluno. Isso mostra que o mestre acredita no aluno. Vejo, algumas vezes, por exemplo, que o estudante escuta do professor: você tirou nota 7, mas está bom, afinal você está na escola pública ou você não tem tempo para estudar. Mas o ideal é que o professor estimule nota maiores. O docente deve comentar que os alunos são capazes de tirar 8, 9 e até 10! Isso faz um aluno se esforçar e continuar estudando. Esse tipo de professor que fica na memória e que muda a vida das pessoas”, analisa a educadora.

Pressão excessiva

“É preciso que os pais tenham cuidado porque nem sempre é culpa do aluno uma nota baixa, nem sempre é preguiça da criança ou do jovem. Se o seu filho estuda bastante, se esforça e tira nota baixa, pode ser um caso de problemas de visão ou audição, dislexia ou hiperatividade. Se o aluno possui problemas familiares em casa ou sofre bullying na escola, as notas podem cair também”, destaca a especialista.

Assista!
2019-08-07T14:21:25+00:00