GLOBO COMUNIDADE: VOLTA ÀS AULAS PRESENCIAIS ENTRA EM DISCUSSÃO EM UMA COMUNIDADE DE QUEIMADOS

/, Educação em Casa, Educação no País/GLOBO COMUNIDADE: VOLTA ÀS AULAS PRESENCIAIS ENTRA EM DISCUSSÃO EM UMA COMUNIDADE DE QUEIMADOS

No último domingo, no Globo Comunidade, na TV Globo, a educadora Andrea Ramal falou sobre a diferença social entre os alunos da rede privada, que têm mais recursos, e os da rede pública, onde nem todos têm acesso à internet.

“Já sabíamos que existia uma diferença grande tanto social quanto educacional entre crianças e jovens que estudam, por exemplo em escola pública ou particular e em zonas rurais ou urbanas. Essa desigualdade educacional será acirrada depois da pandemia do novo coronavírus. Isso porque, infelizmente, boa parte dos alunos não tem acesso à internet e não conseguiram acompanhar as aulas on-line. Já são cinco meses de ensino remoto, com isso não há motivação para os estudos. Os próprios alunos das escolas particulares já estão sentindo isso”, destaca a especialista em Educação.
“Existe ainda outro agravante, que são as crianças e jovens que vivem em zonas de risco social, como em comunidades. Tenho acompanhado a situação das favelas aqui do Rio de Janeiro. Os pais ficam muito preocupados porque precisam trabalhar e os filhos, muitas vezes, ficam na rua, pois não têm recursos para acompanhar as aulas on-line e ficam expostos ao poder paralelo e a outras influências ruins”, ressalta a educadora.
Assista!
2020-08-16T11:10:58+00:00