DESCOMPASSO NA VOLTA ÀS AULAS DAS REDES PÚBLICA E PRIVADA PODE ACENTUAR DESIGUALDADES, ALERTAM ESPECIALISTAS

/, Educação no País/DESCOMPASSO NA VOLTA ÀS AULAS DAS REDES PÚBLICA E PRIVADA PODE ACENTUAR DESIGUALDADES, ALERTAM ESPECIALISTAS

Escola Municipal Duque de Caxias, no Grajaú, é uma das unidades fechadas na pandemia Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo

 

Fonte: O GloboAutor: Pedro Zuazo

RIO – O prefeito Marcelo Crivella confirmou que as atividades escolares serão retomadas no dia 3 de agosto. Mas a volta às aulas não será para todos, apenas para 4º, 5º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental de escolas particulares. As instituições municipais seguem sem data definida de retorno. A diferença de tratamento entre as redes pública e privada acendeu o sinal de alerta em especialistas ouvidos pelo GLOBO e o descompasso entre os cronograma de retomada das aulas presenciais é visto como um agravante da desigualdade entre os ensinos.

Doutora em Educação pela PUC-Rio, Andrea Ramal chama atenção para o fato de que as escolas particulares puderam atender melhor aos alunos do que a rede pública, durante a pandemia.

— A volta das aulas nas escolas particulares, em muitos casos, será uma continuidade do trabalho que foi feito à distância durante a fase de isolamento. Enquanto isso, na escola pública, houve sérias dificuldades para acesso online e, além disso, as escolas carecem de estrutura para o retorno — diz.

 

Leia a matéria completa
2020-07-22T10:55:54+00:00