Estudantes do Rio de Janeiro voltam às aulas no dia 08/02

/, Destaque, Educação no País/Estudantes do Rio de Janeiro voltam às aulas no dia 08/02

(Foto: Envato Elements | Rido81)

Fonte: Escola da Vida, Rádio CBN. 28 de janeiro de 2021.

Em entrevista para o Escola da Vida, na CBN Rio, a educadora Andrea Ramal, preocupada com a saúde mental dos alunos, acredita que o plano apresentado pela Prefeitura do Rio de Janeiro, que prevê a volta às aulas remotamente no dia 08 de fevereiro e às presenciais no dia 24 do próximo mês, seja adequado ao momento atual. “Já está na hora das crianças e adolescentes retomarem as atividades, seja online, presencialmente ou no modelo híbrido.”
Para a especialista, o plano é bastante consistente. No entanto, Andrea ressalta que as escolas ainda não tem a estrutura adequada para cumprir as condições de higiene neste momento de agravamento da pandemia. “Me preocupa também a preparação dos professores para lidar com a volta do ensino presencial neste momento. Penso que a Prefeitura deveria permitir aos professores que não se sentirem seguros que pudessem seguir trabalhando à distância.”
No plano divulgado pela Prefeitura, os professores com comorbidades ou que integram grupos de risco foram autorizados a trabalhar online. No entanto, para a educadora, a preocupação é com os professores que darão aulas presenciais. “Na cultura escolar a o distanciamento não é algo natural. Será necessário que os profissionais se mantenham conscientes, que haja fiscalização e que orientação as famílias sejam orientadas sobre como as crianças e adolescentes devem se comportar”, reforça a especialista.
De acordo com Andrea Ramal, é importante também deixar a opção do ensino online para os pais que não se sentirem seguros com a volta dos filhos à escola.

>OUÇA NA ÍNTEGRA
2021-01-29T10:32:45+00:00