ANDREA RAMAL LANÇA EDIÇÃO AMPLIADA DO LIVRO REDAÇÃO EXCELENTE! PARA ENEM E VESTIBULARES

/, ENEM e Vestibular, Tendências/ANDREA RAMAL LANÇA EDIÇÃO AMPLIADA DO LIVRO REDAÇÃO EXCELENTE! PARA ENEM E VESTIBULARES

Redação Excelente!⁠ Para Enem e Vestibulares (GEN | Editora Método) – Andrea Ramal

 

Fonte: Seja Bixo

 

Falta menos de um mês para o ENEM e a redação é o maior temor dos estudantes. Afinal, uma nota zero elimina automaticamente o candidato de programas como ProUni, SISU e FIES. Para afastar esse “fantasma” da vida dos vestibulandos, a Andrea Ramal, Doutora em Educação pela PUC-⁠Rio, acaba de lançar a edição ampliada do livro Redação Excelente -⁠ Para Enem e Vestibulares (GEN | Editora Método). A educadora conversou com o site Seja Bixo! e deu algumas dicas e orientações.

SEJABIXO!: Qual o motivo principal para os estudantes terem medo da redação?

ANDREA RAMAL: A redação é decisiva. Nota zero já elimina o candidato de programas sociais do Governo. Já uma nota alta garante boa posição na hora de escolher a faculdade. Em 2017, 309.157 candidatos tiram nota zero na redação, e somente 53 pessoas tiraram nota mil, em um total de 4,7 milhões de inscritos. Então, é preciso ficar atento!

SEJABIXO!: Existe alguma fórmula secreta para se dar bem na prova de redação no Enem e Vestibulares?

ANDREA RAMAL: Fórmulas não existem, mas posso oferecer algumas dicas. Os principais conselhos são: capriche no português, evite receitas prontas, tente prender a atenção da banca examinadora desde o início do texto e faça um intervalo antes de passar a redação a limpo. É importante lembrar que receitas prontas na redação não funcionam. Hoje, as bancas examinadoras estão cada vez mais exigentes. É importante ser criativo, pensar fora da caixa e, claro, não fugir ao tema.

Assim como um trem depende de trilhos bem firmes para chegar a seu destino sem descarrilar, num bom texto, precisamos de ligações fortes entre as ideias. Esses mecanismos linguísticos são os conectivos. No Enem, o candidato é especificamente avaliado quanto ao uso dos conectivos, pois escrever com coesão vale 200 pontos na nota da prova.

Repetições, frases fragmentadas e emprego do conector equivocado estão entre os erros mais comuns. Para não perder pontos, é necessário estar bem atento a essas questões.

Quanto mais escrevemos, mais facilidade temos para colocar as ideias no papel. Vale praticar tendo como base os temas de redações de outras bancas de vestibular, fora do Enem. Ler muito também é fundamental, para estar atualizado e também para ter contato com estruturas linguísticas de qualidade. O Enem é um teste de controle das próprias emoções. Fazer simulados como se fosse no dia, com tempo marcado, ajuda.

SEJABIXO!: Alguma recomendação especial para quem fará o Enem 2018?

ANDREA RAMAL: A prova é muito comprida. Minha dica é fazer primeiro as questões que o aluno sabe melhor, as mais rápidas. Não perca muito tempo com as questões mais difíceis, pois podem bagunçar a organização do tempo. Ao resolver as perguntas que o aluno sabe mais, ele ganha autoconfiança para depois responder as que considera mais complexas.

Além disso, os vestibulandos devem ficar atentos às notícias atuais, fazer resumos dos principais temas, treinar com provas anteriores e reduzir aos poucos a carga de estudo. Dormir bem na noite anterior é fundamental. E, nos dias que antecedem a prova, vale relaxar um pouco, em vez de se desgastar demais.

SEJABIXO!: Como surgiu a ideia do livro “Redação Excelente – Para Enem e Vestibulares”?

ANDREA RAMAL: A ideia de escrever o livro surgiu ao ver diversos alunos com dúvidas de como produzir uma redação exemplar. Percebi que ajudaria os estudantes com dificuldades se criasse um guia para os jovens aprenderem cada passo de uma redação excelente, que pode ser consultado a qualquer momento.

SERVIÇO

Redação Excelente -⁠ Para Enem e Vestibulares (GEN | Editora Método) – Andrea Ramal
O livro é um guia completo para os vestibulandos, que terão, ainda, acesso a videoaulas através da tecnologia QRCode. Quando quiser e de onde estiver, direto no celular (basta encostar o mobile nas páginas do livro) os alunos podem assistir às orientações da educadora Andrea Ramal sobre como fazer uma redação excelente, realizar exercícios, contar com dicas sobre gramática essencial, além de aprender com exemplos comentados de redação.

Leia a matéria completa
2018-10-26T11:40:56+00:00