Fonte: Escola da Vida, Rádio CBN. 14 de janeiro 2020.

No Escola da Vida, na CBN Rio, Andrea Ramal se mostrou preocupada com a indefinição sobre a volta das aulas presenciais. “Imagine o que é essa situação para as escolas, para quem está tentando planejar o ano escolar, para o aluno e sua famílias que estão tentando saber o que vai acontecer. No momento, até uma próxima decisão, as aulas nas escolas particulares estão liberadas. Nas públicas, a Prefeitura do Rio divulgou o calendário, portanto a ideia é o retorno das aulas presenciais e online. Os sindicatos inclusive estão entrando com pedidos de revogação da decisão. Ou seja, tudo ainda é incerto.”

Andrea Ramal destaca que mesmo com o calendário escolar definido para 2021, ainda falta apresentar os protocolos e planos de segurança de higienização e para a realização do ensino híbrido. Por decisão da justiça, os professores incluídos nos grupos de risco estão liberados das aulas presenciais. “Mas como se dará essa logística, com alguns em sala de aula e outros no modelo on-line? Como o professor vai atender aos dois grupos? Não temos condições de ter um professor por modalidade e isso deixa todos bastante aflitos”, pondera Andrea Ramal.

“O ideal seria que as aulas fossem retomadas com todo o cuidado. Ou seja, com salas de aulas onde seja mantido o distanciamento, protocolos de saúde e segurança, uso da máscara e recipientes com álcool gel. Voltar às aulas presenciais é muito bom. Mas será que teremos estrutura?”, conclui a educadora.