VOLTA ÀS AULAS: ANDREA RAMAL DÁ DICAS PARA A READAPTAÇÃO À ROTINA

/, Educação no País, Tendências/VOLTA ÀS AULAS: ANDREA RAMAL DÁ DICAS PARA A READAPTAÇÃO À ROTINA

 

Ana Luísa e Andressa retomaram os estudos no dia 23 de janeiro

Fonte: Correio BrazilienseAutora: Paula Beatriz

 

A maior parte dos alunos matriculados nas cerca de 510 escolas particulares do Distrito Federal deve voltar às aulas nesta semana. Alguns colégios já iniciaram o ano letivo na última semana. O Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinepe) estima que 60% das instituições da rede estejam se preparando para retomar o funcionamento nos próximos dias. De acordo com a entidade, serão cerca de 180 mil estudantes e 12 mil professores regressando às atividades. Na rede pública, que conta com cerca de 460 mil matriculados, 26 mil docentes e 680 escolas, as aulas começam um pouco mais tarde, em 11 de fevereiro.

Planejamento

Para ter bom desempenho tanto na escola quanto na prova, é essencial começar bem a rotina escolar. E é preciso se preocupar com os resultados desde o início. “Não falte na primeira semana de aula. Não pense que não vai ter matéria nova ou que é só revisão. Existem atividades planejadas para garantir que o ano letivo comece da melhor maneira possível”, alerta a educadora Andrea Ramal.

Desafio

Independentemente das atividades de boas-vindas, ajustar-se a um estabelecimento de ensino diferente costuma ser um desafio. É o que observa a doutora em educação Andrea Ramal. A dificuldade é ainda maior quando a mudança ocorreu contra a vontade do estudante. É o caso de famílias que tiveram de se mudar de cidade. “Nesse caso, o jovem deve pensar no novo ano letivo como uma oportunidade para começar uma nova etapa, construindo uma história e uma imagem pessoal mais positivas”, recomenda.
Leia a matéria completa
2019-01-28T12:49:23+00:00