SAIBA COMO PROTEGER SEUS FILHOS DOS PERIGOS DA INTERNET

/, Educação no País, Tendências/SAIBA COMO PROTEGER SEUS FILHOS DOS PERIGOS DA INTERNET

Crédito: Freepik

 

Fonte: Extra Autora: Evelin Azevedo

O boato de que o desafio da Momo (boneca virtual que orienta crianças a se machucarem) estava no YouTube Kids e notícias sobre grupos de bate-papos online sobre violência, frequentados pelos assassinos do massacre em Suzano (SP), ligaram sinal de alerta para pais e responsáveis. O que crianças e jovens estão fazendo na internet e como protegê-los? Especialistas garantem que orientá-los sobre como se comportar nestes ambientes é a melhor maneira de defendê-los de conteúdos impróprios.

— A mesma postura dos pais, que já orientam a não conversar com estranhos no mundo real, deve ser tomada em relação à internet — explica a educadora Andrea Ramal.

A conversa sobre o mundo virtual pode ser uma deixa para reforçar os valores daquela família, mostrar o que é certo e errado e aconselhar os filhos a como se comportar em situações nas quais são desafiados, como no caso da Momo.

Quando se trata de uma criança, os pais têm mais controle sobre o que é feito e visto na internet. Já no caso dos adolescentes, a melhor saída é o diálogo. Nas conversas, é preciso que os pais se mostrem disponíveis a ouvir e evitem broncas e castigos.

— Muitos filhos deixam de contar algo que viram ou que aconteceu na internet porque sentem medo de serem castigados pelos pais — diz Andrea.

Tecnologia a favor

Além dos orientações sobre como se comportar no mundo virtual, os pais podem complementar a proteção ativando alguns mecanismos de segurança que evitam, por exemplo, que alguns conteúdos sejam acessados pelos filhos.

Como ativar o controle dos pais

No Windows 10

CRIAR CONTA

– Clicar com botão direito no ícone do Windows (barra de tarefa) e selecionar configurações

– Selecionar Contas

– Selecionar Família e outros usuários

– Clicar no + ao lado de “adicionar um membro da família”

– Indique que o novo usuário é criança. É solicitado um endereço de e-mail, que pode ser ou seu ou ser criado na hora clicando no link em azul

– Será enviado um e-mail de autorização

– Vai aparecer um link azul escrito “gerenciar configuração de família online”

GERENCIAR A CONTA

No site da microsoft que abrirá após o link anterior ter sido selecionado, podem ser feitas todas as configurações, como restrição de conteúdo

– Outra opção é retornar ao menu configuração (onde estava o ícone contas) e selecionar “atualização e segurança”. Nesse caso, escolha depois “Segurança do Windows” e “opções da família”. O resultado é o mesmo

No Iphone:

– Ajustes/ Tempo de Uso: abre uma tela onde podem ser configurados horários de repouso, limites de tempo para aplicativos, conteúdo e privacidade para cada aplicativo

– É importante definir uma senha para alterar as configurações

No Google Play

– Clique nos três tracinhos no canto superior esquerdo

– Escolha o ícone “Configurações”

– Abaixo do tópico “Controles de usuário”, ative o “Controle dos pais”

– Defina uma senha (apenas números) e configure os tipos de aplicativos, filmes e músicas seu filho pode baixar

No Youtube

– Vá no ícone “Conta” (fica no lado superior direito da tela), clique em “Configurações”

– Escolha opção “Gerais” e ative o “Modo restrito”

Esta opção vai impossibilitar que seu filho veja vídeos que foram denunciados ao Youtube

Leia a matéria completa
2019-04-01T10:32:07+00:00